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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampEmerich, Bruno Ferrari-
dc.contributor.authorunicampCampos, Rosana Onocko-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleFormação para o trabalho em saúde mental: reflexões a partir das concepções de sujeito, coletivo e instituiçãopt_BR
dc.title.alternativeMental health professional education: reflections based on the conceptions of subject, collective and institutionpt_BR
dc.contributor.authorEmerich, B.F.-
dc.contributor.authorOnocko-Campos, R.-
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherlanguageMental healthpt_BR
dc.description.abstractA Reforma Psiquiátrica Brasileira necessita da construção de novos modos de cuidar dos usuários em intenso sofrimento psíquico.Tal perspectiva convoca os trabalhadores e gestores da área da Saúde a um contínuo questionamento de suas práticas e à proposição de novos modos de lidar com as transformações em curso, sob o risco dos serviços territoriais repetirem a exclusão dos usuários a céu aberto. Neste trabalho, partindo de uma pesquisa-intervenção que envolveu 168 participantes, discutimos a importância de três eixos serem considerados em processos formativos para trabalhadores e gestores de serviços de Saúde Mental: o do Sujeito, o do Coletivo e o da Instituição. Apostamos que tal perspectiva pode ajudar na sustentação das práticas em Saúde Mental e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como na qualificação da clínica e no aprimoramento das leituras institucionais pelos agentes do cuidado.pt_BR
dc.relation.ispartofInterface: communication, health, educationpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationInterface (Botucatu)pt_BR
dc.publisher.cityBotucatu, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNESP/Faculdade de Medicinapt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationfev.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume23pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.eissn1807-5762pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/Interface.170521pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100212pt_BR
dc.date.available2020-06-08T16:22:13Z-
dc.date.accessioned2020-06-08T16:22:13Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2020-06-08T16:22:13Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:00Z : No. of bitstreams: 1 S1414-32832019000100212.pdf: 429498 bytes, checksum: cfafe6a79de178171d3fe8caa90099a4 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342925-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Medicina Preventiva e Socialpt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThe Brazilian psychiatric Reform requires the construction of new ways of caring for users undergoing intense psychic suffering. This perspective summons Health workers and managers to constantly question their practices and propose new ways of addressing current transformations, at the risk of territorial services openly repeating the exclusion of its users. The present article is based on an intervention study with 168 participants and discusses the importance of three legs that should compose the educational process of Mental Health workers and managers: The Subject, the Collective, and the Institution. This perspective can contribute to underpin mental health practices and strengthen the Brazilian National Health System (SUS), while also enhancing the quality of clinical practice and institutional reading by agents of care.pt_BR
dc.subject.keywordFormação para o trabalhopt_BR
dc.identifier.sourceS1414-32832019000100212pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidorcid.org/0000-0003-0469-5447pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.identifier.articleide170521pt_BR
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