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Type: Artigo
Title: Os ritmos do baião fonográfico de Luiz Gonzaga
Title Alternative: The rhythms of Luiz Gonzaga's phonographic baião
Author: Da Silva Maia, M.
Do Nascimento, H. G.
Abstract: O objetivo deste trabalho é desvelar o ritmo do baião, identificando sua caracterização instrumental e rítmica a partir de fonogramas selecionados da obra de Luiz Gonzaga, considerado o criador desse gênero fonográfico da música popular brasileira. Para o estudo, compõem o método: a escuta repetida de gravações dos baiões de Gonzaga, o uso de conversores e editores de áudio para aprimorar a qualidade da escuta, além da edição de partituras das transcrições para fundamentar análises e apontamentos, concernentes ao tecido rítmico. O ritmo do baião é geralmente reduzido a (e representado por) uma célula considerada por vários autores como “padrão”. Um rigoroso exame da fonografia revela que as gravações dos baiões de Luiz Gonzaga, quanto ao aspecto rítmico do acompanhamento, apresentam variedade de padrões nas execuções dos instrumentos que integram os grupos musicais. Os resultados da pesquisa demonstram não haver somente um “padrão básico”, “pulsação básica" ou “levada padrão”, como referido na literatura musical. O baião fonográfico de Luiz Gonzaga configura uma pluralidade de padrões executados em conjunto, gerando resultantes rítmicas diversas, que por esse viés perfilam o gênero de um modo muito mais amplo. Visto assim, o baião constitui-se desde o início em ambiente propício para o surgimento de hibridismos e fusões
metadata.dc.description.abstractalternative: The aim of this study is to unveil the baião rhythm by identifying its instrumental and rhythmic characterization as taken from select phonograms of Luiz Gonzaga's work who was considered the creator of this phonographic genre of Brazilian popular music. For the study, the method comprises: repeated listening to recordings of Gonzaga's baiões, the use of audio converters and editors to improve listening quality, and the editing of transcript scores to support the analysis and notes concerning rhythmic tissue. The baião rhythm is usually reduced to (and represented by) a cell considered by many authors to be "standard". A close examination of the phonography reveals that Luiz Gonzaga's recordings of baiões, regarding the rhythmic aspect of accompaniment, present a variety of patterns in playing the instruments that make up the music ensembles. The results of the research show that there is not only one "basic pattern", "basic pulsation" or "standard beat" as referred to in the music literature. Luiz Gonzaga's phonographic baião configures a plurality of patterns played together, generating diverse rhythmic resultants, which from this bias, create a much broader profile of the genre. Seen like this, from the beginning the baião has constituted an environment conducive to the emergence of hybridism and fusion
Subject: Ritmo
Country: Brasil
Editor: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20504/opus2019c2523
Address: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019c2523
Date Issue: 2019
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