Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampSouza, Fliblio Ferreira de-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO contínuo e o descontínuo sonoro na música eletroacústica para audiovisualpt_BR
dc.title.alternativeContinuous and discontinuous sound in electroacoustic music for audiovisualspt_BR
dc.contributor.authorDe Souza, F. F.-
dc.subjectEletroacústicapt_BR
dc.subject.otherlanguageElectro-acousticspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho classifica, analisa e debate dois conceitos, aparentemente antagônicos, sobre a realização sonora e a percepção desta no contexto audiovisual, sendo esses: o contínuo sonoro, proposto por Michel Fano, que também é estético-composicional, além de ser uma proposta perceptiva; o descontínuo sonoro, proposto por Michel Chion, em relação ao modo como se apresenta o som e como o percebemos em um contexto cinematográfico. Faz-se aqui uma revisão bibliográfica analítica sobre o tema e uma abordagem comparativa entre ambas as teorias. Apresentam-se os resultados e os questionamentos sobre essas abordagens teóricas, bem como se apontam possíveis formas de percepção sobre a música eletroacústica no audiovisual, estas de acordo com os autores aqui estudados. Apesar de a discussão envolver toda a gama de sons constituintes em uma obra cinematográfica, direcionamos nosso foco de atenção para a detecção e a análise da música eletroacústica presente no audiovisualpt_BR
dc.relation.ispartofOpuspt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationjan./abr.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume25pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage200pt_BR
dc.description.lastpage212pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.eissn1517-7017pt_BR
dc.identifier.doi10.20504/opus2019a2509pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019a2509pt_BR
dc.date.available2020-06-05T19:48:26Z-
dc.date.accessioned2020-06-05T19:48:26Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-06-05T19:48:26Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:55:53Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-85067386094.pdf: 211364 bytes, checksum: 4bfae9d1ad6315b4f0e5f1ca2e626d4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-05T19:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342814-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Artespt_BR
dc.description.abstractalternativeThis work classifies, analyzes and debates two apparently opposing concepts in regards to the production of sound and its perception within an audiovisual context, i.e. continuous sound, as proposed by Michel Fano, which is an aesthetic-compositional proposal besides being a perceptive one too; and discontinuous sound, as proposed by Michel Chion, that is related to the way audiovisual sounds present themselves, as well as the way we perceive them. Here we provide both a bibliographical review on the topic and a comparative analysis of the two theories. We present the results and issues regarding the theoretical approaches of each author and identify some possible ways to perceive electroacoustic music within an audiovisual context. Although the discussion involves the entire range of sounds that make up a cinematographic work, we direct our attention to the detection and analysis of electroacoustic music in audiovisuals. © 2019 National Association of Music Research and Postgraduatespt_BR
dc.subject.keywordMichel Chionpt_BR
dc.subject.keywordMichel Fanopt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordContínuo sonoropt_BR
dc.subject.keywordContinuous soundpt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-85067386094pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-9728-3710pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
Appears in Collections:IA - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85067386094.pdf206.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.