Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342814
Type: Artigo
Title: O contínuo e o descontínuo sonoro na música eletroacústica para audiovisual
Title Alternative: Continuous and discontinuous sound in electroacoustic music for audiovisuals
Author: De Souza, F. F.
Abstract: Este trabalho classifica, analisa e debate dois conceitos, aparentemente antagônicos, sobre a realização sonora e a percepção desta no contexto audiovisual, sendo esses: o contínuo sonoro, proposto por Michel Fano, que também é estético-composicional, além de ser uma proposta perceptiva; o descontínuo sonoro, proposto por Michel Chion, em relação ao modo como se apresenta o som e como o percebemos em um contexto cinematográfico. Faz-se aqui uma revisão bibliográfica analítica sobre o tema e uma abordagem comparativa entre ambas as teorias. Apresentam-se os resultados e os questionamentos sobre essas abordagens teóricas, bem como se apontam possíveis formas de percepção sobre a música eletroacústica no audiovisual, estas de acordo com os autores aqui estudados. Apesar de a discussão envolver toda a gama de sons constituintes em uma obra cinematográfica, direcionamos nosso foco de atenção para a detecção e a análise da música eletroacústica presente no audiovisual
metadata.dc.description.abstractalternative: This work classifies, analyzes and debates two apparently opposing concepts in regards to the production of sound and its perception within an audiovisual context, i.e. continuous sound, as proposed by Michel Fano, which is an aesthetic-compositional proposal besides being a perceptive one too; and discontinuous sound, as proposed by Michel Chion, that is related to the way audiovisual sounds present themselves, as well as the way we perceive them. Here we provide both a bibliographical review on the topic and a comparative analysis of the two theories. We present the results and issues regarding the theoretical approaches of each author and identify some possible ways to perceive electroacoustic music within an audiovisual context. Although the discussion involves the entire range of sounds that make up a cinematographic work, we direct our attention to the detection and analysis of electroacoustic music in audiovisuals. © 2019 National Association of Music Research and Postgraduates
Subject: Eletroacústica
Country: Brasil
Editor: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20504/opus2019a2509
Address: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019a2509
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85067386094.pdf206.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.