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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A influência do empresariado na reforma do ensino médio
Title Alternative: The business class influence on the high school reform
Author: Quadros, Sérgio Feldemann de, 1991-
Advisor: Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Abstract: Resumo: Compreender o significado da influência do empresariado na política educacional exige um esforço em múltiplas direções. Esta pesquisa tem um objeto privilegiado neste sentido. A Reforma do ensino médio, sancionada por medida provisória, aconteceu após o golpe institucional que empossou o presidente Michel Temer e em meio a uma série de reformas estruturantes, como a do teto dos gastos e a reforma trabalhista. O objetivo geral deste trabalho é investigar a influência do empresariado na Reforma do ensino médio, publicada pela medida provisória 746 de 2016 e transformada na lei 13.415 de 2017. A pesquisa é de caráter documental, utilizando técnicas para apreensão, compreensão e análise dos documentos. Os documentos selecionados foram: normativos/legislativos da Reforma; audiências públicas da medida provisória 746/2016; documentos do empresariado; reportagens de jornais e revistas; fontes secundárias de outros pesquisadores. Após a situação histórica da atuação do empresariado ¿ destacando o Instituto Unibanco e o Todos Pela Educação ¿ e a análise de sua participação decisiva na aprovação da Reforma, sob conceitos de Estado Amplo de Bernardo (1991, 2004), foi analisado o significado das propostas do empresariado para o ensino médio e juventude, a partir das seguintes categorias que emergiram da pesquisa: capital humano; pedagogia das competências; Nova Gestão Pública (New Public Management) e seus dispositivos, como a responsabilização (accoutability), as melhores práticas (best practices) e a política focalizada (targeted policies); a metodologia das "evidências"; e o discurso do protagonismo juvenil. Com o intuito de mostrar que o processo de mercadificação se insere nas crises do capital para encontrar meios para absorção, foi analisado o processo de mercadificação que a Reforma enseja, por meio das parcerias, da possibilidade de educação a distância, das ações conjugadas do governo, das novas possibilidades que abrem para o mercado com as alterações do currículo. Concluiu-se, então, que a Reforma possui dois significados complementares. Por um lado, se caracteriza como uma abertura de mercado para absorção de capitais; e por outro, revela um projeto societário neoliberal e a produção de uma subjetividade mercantil. Toda e qualquer intervenção do Estado, segundo a orientação do empresariado, deve responder a uma premissa fundamental, qual seja, o aumento da produtividade medida pelos testes padronizados, que avaliam aspectos das competências em português e matemática

Abstract: Understand the meaning of the influence of business class in educational policy requires an effort in multiple directions. This research has a privileged object in this sense. The Reform of high school, sanctioned by provisional measure, took place after the institutional coup that empowered President Michel Temer and ate the middle of a series of structuring reforms, such as the governmental spends limits and labor reform. The general objective of this work is to investigate the influence of the business class in the High School Reform, published by the provisional measure 746 of 2016 and transformed into law 13,415 of 2017. The research methodology is documentary, using techniques for the apprehension, understanding and analysis of documents. The selected documents were: normative/legislative of the Reform; public audiences of provisional measure 746/2016; business class documents; newspaper and magazine reports; secondary sources of other researchers. After the historical situation of the business class action ¿ highlighting the Unibanco Institute and All For Education (Todos Pela Educação) ¿ and the analysis of its decisive participation in the approval of the Reform, under concepts of The Broad State of Bernardo (1991, 2004), the meaning of the proposals of the entrepreneur for high school and youth was analyzed, from the following categories that emerged from the research: human capital; pedagogy of competencies; New Public Management and its dispositive such as accountability, the best practices and the targeted policies; the evidences based methodology; and the discourse of youth protagonism. In order to show that the process of mercadification is part of the capital crises to find means for absorption, it was analyzed the process of mercadification that the Reform induces, through partnerships, the possibility of distance education, the actions government, the new possibilities that open to the market with the changes in the curriculum. It was concluded, then, that the Reform has two complementary meanings. On the one hand, it is characterized as a market opening for capital absorption; and on the other, it reveals a neoliberal corporate project and the production of a mercantile subjectivity. Any and all state intervention, according to the guidance of the business class, should respond to a fundamental premise, namely, the increase of productivity measured by standardized tests, which evaluate aspects of competencies in Portuguese and mathematics
Subject: Reforma do ensino
Ensino médio
Neoliberalismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: QUADROS, Sérgio Feldemann de. A influência do empresariado na reforma do ensino médio. 2020. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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