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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampCampos, Rosana Onocko-
dc.contributor.authorunicampSilva, Alice Andrade-
dc.contributor.authorunicampTreichel, Carlos Alberto dos Santos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleIndicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervençãopt_BR
dc.title.alternativeAssessment indicators of psychosocial children and teenager care centers: results of an intervention researchpt_BR
dc.contributor.authorBustamante, V.-
dc.contributor.authorOnocko-Campos, R.-
dc.contributor.authorSilva, A. A.-
dc.contributor.authorTreichel, C. A. S.-
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subject.otherlanguageMental health servicespt_BR
dc.description.abstractApresentam-se indicadores para avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) desenvolvidos como resultado de uma pesquisa participativa, com embasamento teórico hermenêutico, com trabalhadores dos Capsi de uma grande cidade brasileira. Ofertou-se um curso – envolvendo aulas, grupo de apreciação partilhada (GAP), atividades de dispersão e produção de narrativas –, culminando em oficinas de construção de indicadores e de consenso. O exercício interpretativo envolveu a organização das transcrições dos GAPs e sua transformação em narrativas. Várias releituras e reinterpretações constituíram o círculo hermenêutico. Foram pactuados 24 indicadores quantitativos em torno de seis dimensões: acolhimento; projeto terapêutico singular (PTS); brincar e ambiência; articulação com a rede; cuidado às famílias; e processo de trabalho e sofrimento. Os indicadores atendem critérios de qualidade e dialogam com a literatura da área, estando disponíveis para serem utilizados pelos Capsi com eventuais adaptações em função de cada contextopt_BR
dc.relation.ispartofInterface: communication, health, educationpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationInterface (Botucatu)pt_BR
dc.publisher.cityBotucatu, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNESP/Faculdade de Medicinapt_BR
dc.date.issued2020-
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume24pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSCOPUSpt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.eissn1807-5762pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/interface.190276pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100210pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumbersem informaçãopt_BR
dc.date.available2020-06-01T20:50:02Z-
dc.date.accessioned2020-06-01T20:50:02Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-06-01T20:50:02Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:33Z : No. of bitstreams: 1 2-s2.0-85076915532.pdf: 438677 bytes, checksum: 768b97815e21e38e248c7a442278bda9 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342400-
dc.contributor.departmentDepartamento de Medicina Preventiva e Socialpt_BR
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeIn this study, we present the assessment indicators developed through a participatory research based on the hermeneutic theory, conducted with workers of psychosocial children and teenager care centers (CAPSIs) of a large Brazilian city. A course (with classes, shared appraisal group, dispersion activities, and narrative production) was offered, culminating in workshops for reaching a consensus and creating the indicators. The interpretative exercise involved organizing the shared appraisal group’s transcripts and transforming them into narratives. The hermeneutic circle was comprised of rereading and reinterpretation. A total of 24 indicators was obtained in six dimensions: reception, unique therapeutic project, playing and ambience, network articulation, family care, and work process and suffering. The indicators follow quality criteria and are related to the field literature. They can be used by CAPSIs with eventual adaptations to each contextpt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúde da criançapt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúde do adolescentept_BR
dc.subject.keywordIndicadores de serviçospt_BR
dc.subject.keywordChildren’s health servicespt_BR
dc.subject.keywordTeenagers’ health servicespt_BR
dc.subject.keywordService indicatorspt_BR
dc.identifier.source2-s2.0-85076915532pt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-0469-5447pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-0445-6588pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-0440-9108pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.identifier.articleide190276pt_BR
dc.description.otherSponsorshipsem informaçãopt_BR
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