Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341787
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A cor no livro didático de arte : Color in art textbook
Title Alternative: Color in art textbook
Author: Quattrer, Milena, 1986-
Advisor: Gouveia, Anna Paula Silva, 1964-
Abstract: Resumo: Com a presente tese de Doutorado, objetivamos compreender o ensino e estudo da cor nos livros didáticos de Arte destinados ao Ensino Fundamental. Especificamente, compreendermos a apresentação, organização e hierarquização dos conteúdos de teoria da cor propostos pelos livros didáticos e propormos parâmetros básicos para o ensino da cor, voltados para o aprimoramento dos livros didáticos de Arte do Ensino Fundamental. Para atingirmos tais objetivos, elaboramos e aplicamos um questionário semiaberto destinado a docentes do componente curricular Arte, atuantes nas redes pública e privada da educação básica brasileira, com acesso a internet, a fim de verificarmos se o docente utiliza o livro didático em suas aulas; realizamos o levantamento e análise de livros didáticos de Arte, destinados ao Ensino Fundamental e publicados no brasil entre os anos 1970 e 2016; e entrevistamos autora de livros didáticos de Arte, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático ¿ PNLD. A partir dos dados coletados, realizamos a seleção e proposição de conceitos de teoria da cor, a proposição de nomenclatura básica, estratégias de ensino e sequência didática, que apresentamos sob a denominação de Parâmetros Básicos para o Ensino da Cor ¿ PBEC. Por fim, apresentamos a proposta para a organização e aplicação de PBEC no Ensino Fundamental, a fim de subsidiarmos autores de livros didáticos de Arte e promovermos o ensino da cor em consonância com as circunstâncias e necessidades da sociedade contemporânea

Abstract: This thesis aims to understand the color education in Art textbooks for elementary and middle school. Specifically, it aims to analyze the presentation, organization and hierarchy of color theory concepts presented in art textbooks. And, it aims to propose basic parameters for color education on elementary and middle school to improve Art textbooks. To achieve these goals, we applied a questionnaire to Art teachers who work in Brazilian public and private schools, with Internet access, in order to verify if teachers use Art textbook in their classes; we made a survey of Art textbooks, destined for Elementary School and published in Brazil between the years 1970 and 2016; and we interviewed an Art textbooks¿ author that was approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático ¿ PNLD (National Textbook Program, in English). From the data collected, we made the selection and proposition of concepts of color theory, a proposal of teaching strategies and didactic sequence on color education, which we present under the name of Parâmetros Básicos para o Ensino da Cor ¿ PBEC (Basic Parameters for Color Education, in English). And we present the proposal for the organization and application of PBEC throughout Elementary and Middle School, in order to subsidize Art textbooks¿ author and to promote color literacy in the contemporary society
Subject: Cor na arte
Arte e educação
Livros didáticos
Artes (Ensino fundamental)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: QUATTRER, Milena. A cor no livro didático de arte: Color in art textbook. 2019. 1 recurso online (184 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Quattrer_Milena_D.pdf19.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.