Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341683
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Guardados de professora : bordados da prática docente e emaranhados de linhas de pesquisa
Title Alternative: Teacher's kept : teaching practice's embroidery and tangles of research lines
Author: Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Esta dissertação é a pesquisa narrativa de uma professora sobre sua própria prática a partir da questão "quais perguntas surgem ao organizar os guardados no inventário e como, na busca por respondê-las, são construídos conhecimentos da prática profissional?". A metodologia de pesquisa narrativa orienta esta pesquisa, fazendo com que os caminhos, as perguntas, as inquietações que vão surgindo durante a pesquisa sejam narradas de modo a dar a ver como se deu o percurso de construção de conhecimentos. Os materiais usados nesta pesquisa são os guardados de professora e de estudante que são inventariados. O processo de inventariar é narrado e, com isso, a professora-pesquisadora se vê em meio a muitas perguntas de sua prática. Essas questões são agrupadas e respondidas em quatro momentos, que são chamados de emaranhados de linhas, e que dialogam com temas como a formação continuada de professoras e professores, a escrita narrativa do cotidiano escolar, as experiências em sala de aula e a prática docente em um contexto escolar que tem como plano de fundo o trabalho com o material apostilado. A aproximação destes temas com os estudos bakhtinianos permite a ampliação dos sentidos ao que vai sendo narrado e pesquisado ajudando, assim, na construção considerações de pesquisa que dizem respeito à escrita narrativa como possibilidade da professora-pesquisadora se colocar distante do que pesquisa e vive com as estudantes e os estudantes para, dessa maneira, poder ter outros entendimentos da sua prática e da pesquisa. Além disso, é possível oferecer conselhos da prática docente que dialogam com os temas que são trazidos pelas perguntas reveladas com o inventário e mostram entendimentos possíveis para uma prática única, singular e irrepetível da professora-pesquisadora. Nesta pesquisa narrativa, portanto, a professora-pesquisadora entende que a partir do ato narrativo é possível recuperar saberes, experiências e memórias que se revelam em seu guardados inventariados e que ajudam a produzir saberes transgredientes a sua prática docente

Abstract: This dissertation is the narrative research of a teacher about her own practice based on the question "what questions arise when organizing those formation and teaching materials kept in the inventory and how, in the search for answering them, are knowledge of professional practice constructed?". The narrative research methodology guides this research, making the paths, the questions, the concerns that arise during the research be narrated in order to show how the knowledge construction path took place. The materials used in this research are those stored by teacher and student that are inventoried. The inventorying process is narrated and, with this, the teacher-researcher finds herself amidst many questions of her practice. These questions are grouped and answered in four moments, which are called tangles of lines, and which dialogue with topics such as the continuing education of teachers, the narrative writing of everyday school life, classroom experiences and teaching practice in a school context that has as a background the work with the handout material. The approximation of these themes with the Bakhtinian studies allows the expansion of meanings to what is being narrated and researched, thus helping in the construction of research considerations that relate to narrative writing as a possibility for the teacher-researcher to place herself far from what she researches and lives with students so that she can have other understandings of her practice and research. In addition, it is possible to offer advices on teaching practice that dialogue with the themes that are brought up by the questions revealed with the inventory and show possible understandings for a unique, singular and unrepeatable practice of the teacher-researcher. In this narrative research, therefore, the teacher-researcher understands that from the narrative act it is possible to recover knowledge, experiences and memories that are revealed in her inventoried materials and that help to produce knowledge that is transgressive to her teaching practice
Subject: Narrativas - Pesquisa
Inventários
Prática docente
Escrita
Professor pesquisador
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa. Guardados de professora : bordados da prática docente e emaranhados de linhas de pesquisa. 2020. 1 recurso online (228 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Candido_PatriciaYumiFujisawa_M.pdf4.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.