Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Nima Imaculada Spigolonpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (252 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.title"Agora estávamos juntas" : tecituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternative"Now we were together" : weaves and images of a Political Pedagogical Project in Early Childhood Educationpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Simone Pinto da, 1970-pt_BR
dc.contributor.advisorSpigolon, Nima Imaculada, 1971-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorpt_BR
dc.subject.otherlanguageGestão educacionalen
dc.subject.otherlanguageEarly childhood educationen
dc.subject.otherlanguagePolitical pedagogical projecten
dc.subject.otherlanguageContinued teacher formationen
dc.subject.otherlanguageEducational managementen
dc.description.abstractResumo: A pesquisa versa sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEI), pré-escola pública de Campinas/SP, e objetiva mapear a relação entre o processo de construção do PPP, as formações continuadas, a produção de autorias docentes e infantis e as políticas educacionais, tecendo um diálogo com as imagens de filmes produzidos pelas crianças e educadoras do CEI. A sua caracterização se dá no recorte temporal de 2015 a 2018. Entre encontros, autorias, imagens, formações, confrontos e experiências, a elaboração e realização do PPP se tecem, produzindo o trabalho coletivo. Nesse emaranhado de fios, delineiam-se as questões: Quais políticas educacionais colaboram ou dificultam a construção do PPP dentro de uma perspectiva coletiva e autoral? O que significa para a equipe a experiência do trabalho coletivo? Reconhecemos e valorizamos as autorias docentes e infantis na construção do PPP? Que imagens dos filmes produzidos pelas crianças e equipe representam o PPP da pré-escola? Quais formações nos afetam, constituem-se enquanto experiência, geram reflexões sobre nossas práticas e concepções e produzem reformulações no PPP? O teórico-metodológico e empírico traz os aportes da abordagem qualitativa e entrecruza fontes variadas de pesquisa: documentos oficiais, entrevistas e filmes. A escrita sobre a problematização da construção do PPP se caracteriza em forma de narrativas, entrecruzando memórias compartilhadas: meu olhar de gestora e os olhares das colaboradoras, consideradas copartícipes da pesquisa. Imbricadas a elas e fortalecidas por elas, entreteço os fios da pesquisa, ressignifico a história vivida no CEI e as minhas experiências de pesquisadora e de gestorapt
dc.description.abstractThis research aims to map the relationship among the Pedagogical Political Project (PPP) elaboration process, continued formation, teachers and children authorship and educational policies, weaving a dialogue with the images of films produced by the children and educators of a Municipal Center of Early Childhood Education (CEI), public preschool of Campinas / SP, from 2015 to 2018. The PPP is weaved by meetings, texts, images, formations, confrontations and experiences, in a composition of collective work. In this tangle of threads, the questions are outlined: Which educational policies collaborate or hinder the construction of the PPP within a collective and authorial perspective? What does the collective work experience mean for the team? Do we recognize and value teaching and children authorship in the construction of the PPP? Which images of the films produced by the children and staff represent the preschool PPP? Which formations affect us, constitute themselves as experience, generate reflections on our practices and conceptions and produce reformulations in the PPP? The theoretical-methodological and empirical brings the contributions of the qualitative approach and intersects varied sources of research: official documents, interviews and films. The writing on the PPP elaboration process and its subtleties is characterized by narratives, intersecting shared memories to unite manager and collaborators views. Intertwined with and strengthened by them, I interweave the research threads, unveiling the meaning of my experiences as a researcher and managerpt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Simone Pinto da. "Agora estávamos juntas": tecituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil. 2020. 1 recurso online (252 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Escolarpt_BR
dc.description.degreenameMestra em Educação Escolarpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMiranda, Carlos Eduardo Albuquerquept_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePrado, Patricia Diaspt_BR
dc.date.defense2020-01-31T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2020-05-18T21:58:23Z-
dc.date.accessioned2020-05-18T21:58:23Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-18T21:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_SimonePintoDa_M.pdf: 11309399 bytes, checksum: 07d244af3ac57de6dc151eccd37b3258 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341639-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_SimonePintoDa_M.pdf11.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.