Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341639
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: "Agora estávamos juntas" : tecituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil
Title Alternative: "Now we were together" : weaves and images of a Political Pedagogical Project in Early Childhood Education
Author: Silva, Simone Pinto da, 1970-
Advisor: Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Abstract: Resumo: A pesquisa versa sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEI), pré-escola pública de Campinas/SP, e objetiva mapear a relação entre o processo de construção do PPP, as formações continuadas, a produção de autorias docentes e infantis e as políticas educacionais, tecendo um diálogo com as imagens de filmes produzidos pelas crianças e educadoras do CEI. A sua caracterização se dá no recorte temporal de 2015 a 2018. Entre encontros, autorias, imagens, formações, confrontos e experiências, a elaboração e realização do PPP se tecem, produzindo o trabalho coletivo. Nesse emaranhado de fios, delineiam-se as questões: Quais políticas educacionais colaboram ou dificultam a construção do PPP dentro de uma perspectiva coletiva e autoral? O que significa para a equipe a experiência do trabalho coletivo? Reconhecemos e valorizamos as autorias docentes e infantis na construção do PPP? Que imagens dos filmes produzidos pelas crianças e equipe representam o PPP da pré-escola? Quais formações nos afetam, constituem-se enquanto experiência, geram reflexões sobre nossas práticas e concepções e produzem reformulações no PPP? O teórico-metodológico e empírico traz os aportes da abordagem qualitativa e entrecruza fontes variadas de pesquisa: documentos oficiais, entrevistas e filmes. A escrita sobre a problematização da construção do PPP se caracteriza em forma de narrativas, entrecruzando memórias compartilhadas: meu olhar de gestora e os olhares das colaboradoras, consideradas copartícipes da pesquisa. Imbricadas a elas e fortalecidas por elas, entreteço os fios da pesquisa, ressignifico a história vivida no CEI e as minhas experiências de pesquisadora e de gestora
This research aims to map the relationship among the Pedagogical Political Project (PPP) elaboration process, continued formation, teachers and children authorship and educational policies, weaving a dialogue with the images of films produced by the children and educators of a Municipal Center of Early Childhood Education (CEI), public preschool of Campinas / SP, from 2015 to 2018. The PPP is weaved by meetings, texts, images, formations, confrontations and experiences, in a composition of collective work. In this tangle of threads, the questions are outlined: Which educational policies collaborate or hinder the construction of the PPP within a collective and authorial perspective? What does the collective work experience mean for the team? Do we recognize and value teaching and children authorship in the construction of the PPP? Which images of the films produced by the children and staff represent the preschool PPP? Which formations affect us, constitute themselves as experience, generate reflections on our practices and conceptions and produce reformulations in the PPP? The theoretical-methodological and empirical brings the contributions of the qualitative approach and intersects varied sources of research: official documents, interviews and films. The writing on the PPP elaboration process and its subtleties is characterized by narratives, intersecting shared memories to unite manager and collaborators views. Intertwined with and strengthened by them, I interweave the research threads, unveiling the meaning of my experiences as a researcher and manager
Subject: Educação infantil
Projeto político-pedagógico
Formação continuada de professor
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Simone Pinto da. "Agora estávamos juntas": tecituras e imagens de um Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil. 2020. 1 recurso online (252 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_SimonePintoDa_M.pdf11.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.