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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A arte de reler o vivido : narrativas pedagógicas de um professor musical
Title Alternative: The art of rereading the lived experience : pedagogical narratives of a musical teacher
Author: Calipo, Daniel Bortolotti, 1978-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Trata-se de uma investigação narrativa autobiográfica que acontece ao passo que caminha nela mesma até seu ponto final, renovando-se em cada novo achado de pesquisa. Fazer-se nesse movimento é um destes achados de pesquisa que colocam o panorama geral deste trabalho sobre a releitura da prática de um professor musical que concebe a música como um processo criativo, dentro de contextos específicos de Formação Continuada e da Educação Infantil, na rede pública do município de Campinas-SP. Essa prática investigada se escapa totalmente das amarras dos conteúdos mais tradicionais atribuídos à música, ampliando o conceito de musical aos seus conteúdos extramusicais, os quais constituem uma estética educativa a essas criações educativo-musicais. Investigando um processo autoral de composições de canções cantadas de educadores e educadoras na Formação Continuada, percebe-se que os desígnios artísticos destas composições advêm de valores e experiências extramusicais de seus sujeitos criadores, relacionadas aos seus conceitos de arte, vida, contextos de atuação e formação pedagógica. Essa pesquisa se pauta no olhar epistemológico de um pesquisador plural sobre as peripécias de seu estar sendo professor musical, que dialoga com um Inventário de Pesquisa da prática investigada, memórias de experiências passadas sobre a temática em questão e com os conceitos de excedente de visão de Mikhail Bakhtin e do rememorar de Walter Benjamim. Estes conceitos e experiências, além de outros pensamentos e autores que integram e fundamentam esse texto ajudam a concluir que o produto musical, como resultado estético-musical-formativo, não expressa mais do que uma das partes de um processo, sendo seu aramado de partes conexas e desconexas o todo a ser investigado. Percorrendo esse caminho, aponta-se que esse conhecimento musical autoral possibilita a vidência de uma prática pedagógica singular, que se forma na realização de atos pedagógico-artístico-musicais, esculpindo a Educação Infantil como um espaço de arte e música. Nesse viés se extrai aprendizagens do encontro entre o verbal e o sonoro, a canção e seu contexto de criação, não somente como atos de origem, mas como possibilidades de reler o vivido de uma forma também artística. Como dito no corpo desse texto, uma forma mais sensível, um tanto menos lógica, um pouco mais musical quem sabe, um tanto mais completa e criativa

Abstract: It is an autobiographical narrative investigation that happens as it moves towards its final point, renewing itself in each new research finding. Making oneself in this movement is one of these research findings that place the general panorama of this work on the re-reading of the practice of a musical teacher who conceives the music as a creative process, within specific contexts of Continuing Education and Early Childhood Education on the public system of the municipality of Campinas - SP. This investigated practice completely escapes the ties of the more traditional content attributed to music, expanding the concept of musical to extra-musical contents, which constitute an educational aesthetic to these educational-musical creations. Investigating an authorial process of song compositions sung by educators in Continuing Education, it is clear that the artistic designs of these compositions come from the extra-musical values and experiences of their creative subjects, related to their concepts of art, life, performance contexts and pedagogical training. This research is based on the epistemological look of a plural researcher on the adventures of his being a musical teacher, who dialogues with a Research Inventory of the investigated practice, memories of past experiences on the subject and with the concepts of surplus vision of Mikhail Bakhtin and Walter Benjamin's remembrance. These concepts and experiences, in addition to other thoughts and authors that integrate and support this text, help to conclude that the musical product, as the aesthetic-musical-formative result, does not express more than one part of a process, being this cluster of connected and disconnected parts the whole part to be investigated. Following this path, it can be highlighted that this authorial musical knowledge enables the vision of a singular pedagogical practice, which is formed in the performance of pedagogical-artistic-musical acts, sculpting Early Childhood Education as a space of art and music. In this regard, learning was extracted from the encounter between the verbal and the sonorous, the song and its context of creation, not only as acts of origin, but also as possibilities of rereading the lived experience in an artistic way. As said in the body of this text, a more sensitive, somewhat less rational, a little more musical, who knows, somewhat more complete and creative way
Subject: Narrativas
Autobiografia
Educação musical
Formação continuada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CALIPO, Daniel Bortolotti. A arte de reler o vivido: narrativas pedagógicas de um professor musical. 2020. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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