Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/341635
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Aprendizagem dialógica em aulas de matemática
Title Alternative: Dialogic learning in math classes
Author: Vidal, Carina Pauluci, 1979-
Advisor: Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Abstract: Resumo: Este estudo traz reflexões sobre a valorização do diálogo para aprendizagem como forma de possibilitar aos alunos terem uma participação ativa na construção do conhecimento matemático. O objetivo desta pesquisa é narrar, discutir e analisar a aprendizagem dialógica em aulas exploratório-investigativas de Matemática. A coleta de dados foi feita em uma classe de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, por meio de relatos de diário de campo, gravações de aula, fotografias e registros dos estudantes. A metodologia usada foi a pesquisa narrativa da experiência do vivido e de experiências planejadas. Foram descritas duas sequências de tarefas exploratório-investigativas, analisadas em cinco eixos de aprendizagem focados na dialogicidade, sendo esses: o saber de experiência feito, a construção do conhecimento com participação, os momentos de exploração e investigação, as ações compartilhadas e o compartilhamento da aprendizagem. O estudo foi baseado nas ideias de Adriana Aubert e colaboradores e Paulo Freire sobre aprendizagem dialógica e nas obras de Alro e Skovsmose e Pedro da Ponte sobre valorização das tarefas exploratório-investigativas nas aulas de matemática. Foi identificado que a abertura ao diálogo cria sequências de trabalho autorais e permite relações mais igualitárias, favorecendo a curiosidade e permitindo aos estudantes ganharem voz durante as aulas, a fim de construir conhecimento

Abstract: This study brings reflections on the value of dialogue for learning as a way to allow students to actively participate in the construction of knowledge. The aim of this research is to narrate, discuss and analyze dialogical learning in exploratory-investigative mathematics classes. Data collection was done in a second-year elementary school class from a public school through field diary reports, class recordings, photographs, and student records. The methodology used was the narrative research of lived and planned experiences. Two sequences of exploratory-investigative tasks were described and analyzed in five learning axes focused on dialogicity: the knowledge of experience, the construction of knowledge with participation, the moments of exploration and investigation, the shared actions and the sharing of learning. The study was based on Aubert and Paulo Freire's ideas on dialogical learning and on the works of Alro and Skovsmose and Ponte on valuing exploratory and investigative tasks in mathematics classes. It has been identified that openness to dialogue creates sequences of authorial work and allows for more egalitarian relationships, favoring curiosity and allowing students to gain a voice during class in order to build knowledge
Subject: Aprendizagem
Educação matemática
Narrativas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: VIDAL, Carina Pauluci. Aprendizagem dialógica em aulas de matemática. 2019. 1 recurso online (197 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vidal_CarinaPauluci_M.pdf5.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.