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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Programa Cisternas nas Escolas e a sua contribuição para a convivência com a seca no Semiárido brasileiro
Title Alternative: Cistern for School Program and its contribution to dry experience in brazilian Semi-arid
Author: Santos, Kezia Andrade dos, 1990-
Advisor: Greco, Roberto, 1973-
Abstract: Resumo: A seca é um fenômeno natural que ocorre em várias regiões do planeta Terra. No Brasil, em particular, o Semiárido é uma região historicamente marcada pelas condições de baixos índices pluviométricos e altas taxas de evapotranspiração, além das altas temperaturas. Em virtude disso, passa por longos períodos de secas e estiagem. Desde o período colonial, com os primeiros registros de seca no território brasileiro, governos atuaram em políticas que priorizaram as ações de combate em vez de ações de convivência com a seca. Tais políticas foram prejudiciais à região visto que é impossível combater este fenômeno natural. Assim, na década de 1990 nasceu a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com intuito de fomentar políticas públicas para o Semiárido Brasileiro, centrando suas ações no direito à água e transformando a relação do homem com o espaço a partir dos princípios de convivência com o ambiente do Semiárido. Dentre as muitas ações e programas em torno da convivência, destaca-se o "Programa Cisternas nas Escolas", que visa à construção de cisternas para o armazenamento de água nas escolas rurais e promover a educação contextualizada para melhor convivência com as singularidades do Semiárido. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como o "Programa Cisternas nas Escolas" contribui para ressignificar o entendimento acerca do fenômeno da seca e a convivência no Semiárido Brasileiro com a população rural. Para tanto, a metodologia foi dividida em três etapas, sendo elas: (i) levantamento bibliográfico acerca dos temas pertinentes a pesquisa; (ii) mapeamento referente à distribuição das cisternas construídas no âmbito do "Programa Cisternas nas Escolas" no território do Semiárido Brasileiro no período de 2009 a 2017, e (iii) Estudo de Caso referente a implantação do programa no município de Mucugê-Ba no ano de 2017; realização das entrevistas e aplicação dos questionários e análise do material didático distribuído pelo programa. Os resultados mostram que no período de 2009 a 2017, 571 municípios do semiárido foram contemplados com a implantação de cisternas em unidades escolares do seu território. Os estudos indicaram que o Programa Cisternas nas Escolas contribui para o conhecimento do paradigma de convivência com a seca, por meio das ações empregadas de implantação das cisternas, capacitações pedagógicas e por meio do protagonismo social das populações rurais, colaborando para o desenvolvimento regional de forma sustentável e participativa

Abstract: Drought is a natural phenomenon that occurs in various regions of planet Earth. In Brazil, in particular, the Semiarid is a region historically marked by conditions of low rainfall and high evapotranspiration rates, in addition to high temperatures. As a result, it goes through long periods of drought and drought.Since the colonial period, with the first records of drought in the Brazilian territory, governments have acted in policies that prioritized the actions of combat over coexistence with drought.Such policies have been detrimental to the region as it is impossible to combat this natural phenomenon. Thus, in the 1990s, the Brazilian Semi-Arid Articulation (ASA) was born, with the purpose of fostering public policies for the Brazilian Semiarid, focusing its actions on the right to water and transforming the relationship between man and space based on the principles of living with the environment. semiarid environment.Among the many actions and programs around coexistence, we highlight the "Cisterns in Schools Program", which aims to build cisterns for the storage of water in rural schools and to promote contextualized education to better coexist with the singularities of the Semi-arid.Thus, the general objective of this research was to analyze how the "Cisterns in Schools Program" contributes to re-signify the understanding about the drought phenomenon and the coexistence in the Brazilian Semiarid with the rural population.To this end, the methodology was divided into three stages, as follows: (i) bibliographic survey about the pertinent themes to the research; (ii) mapping of the distribution of cisterns built under the "Cisterns in Schools Program" in the Brazilian Semiarid territory from 2009 to 2017, and (iii) Case Study regarding the implementation of the program in the municipality of Mucugê-Ba year 2017; interviews and application of questionnaires and analysis of didactic material distributed by the program.The results show that from 2009 to 2017, 571 municipalities of the semiarid region were contemplated with the implantation of cisterns in school units of its territory.In this sense, the studies indicated that the Cisternas na Escolas Program contributes to the knowledge of the drought coexistence paradigm, through the actions of cisterns implantation, pedagogical qualifications and through the social protagonism of the rural populations, collaborating for the development. in a sustainable and participatory way
Subject: Políticas públicas
Água - Aspectos sociais
Contexto escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Kezia Andrade dos. Programa Cisternas nas Escolas e a sua contribuição para a convivência com a seca no Semiárido brasileiro. 2020. 1 recurso online (136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/340750. Acesso em: 1 Jul. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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