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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A pedagogia como uma ciência teórica, prática e política : a proposta educacional de Anton Semionovitch Makarenko
Title Alternative: Pedagogy as a theoretical, practical and political science : the educational proposal of Anton Semionovitch Makarenko
Author: Ferraz, Elaine Cristina Vieira, 1967-
Advisor: Mazza, Débora, 1963-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa de mestrado visa apresentar o trabalho educativo construído por A. S. Makarenko nas Colônias Górki, na Ucrânia, no começo do século XX, como uma das iniciativas de Política Pública Educacional Socialista Soviética. Autores apontam que o movimento revolucionário socialista soviético, além de enfrentar as dificuldades político econômicas de um país majoritariamente rural, agrário e historicamente tutelado pelo poder dos czares; teve o desafio de implantar uma Proposta Político Educacional Socialista, que visava o fim do analfabetismo que acometia quase a totalidade da população das repúblicas russas soviéticas, assim como transformar a condição de vida dos trabalhadores rurais marcada pela fome, miséria, violência e desqualificação profissional. A Revolução ensejou debates acalorados sobre os princípios que deveriam promover as experiências educacionais inovadoras, a politização intrínseca ao processo educacional, a estruturação de novos métodos educacionais preconizados pelos ideais de uma Proposta Educacional Socialista, com objetivos revolucionários para serem desenvolvidos em escala local e nacional. Ancorada no método histórico crítico, na abordagem qualitativa e em fontes documentais; a pesquisa vislumbra a possibilidade de promover um diálogo crítico com o trabalho realizado por Makarenko nas Colônias Górki, nos anos de 1900, em território ucraniano. Procura fomentar discussões e engajamentos sobre o trabalho possível a ser desenvolvido nas escolas públicas brasileiras. Considera as peculiaridades do projeto político societário e as propostas educacionais que signifiquem as práticas e os currículos nos espaços intra e extra escolares, consciente do imbricamento existente entre o projeto político de sociedade e a educação. A pesquisa destaca o trabalho educativo desenvolvido nas colônias de reabilitação de delinquentes, pontualmente, nas Colônias Górki, dirigidas por Makarenko, atentando para as especificidades da cultura ucraniana, a improvisação do espaço escolar, a escassez de recursos financeiros e, principalmente, o perfil dos educandos e educadores que compunham a realidade diária e vivenciavam as relações de ensino aprendizagem. Apresenta uma proposta política educacional dialética, negociada, humana e imersa em um contexto socio cultural marcado pela violência militar, pela miséria e exclusão de participação da maioria da população. De modo desigual e comparado, a pesquisa aponta que no mesmo tempo histórico em que Makarenko participava da construção de uma proposta de ensino socialista, o Brasil ensaiava um projeto para a instrução pública. Nos dois países, a educação pública foi alvo de descaso, descontinuidade de políticas sociais e, ausência de um projeto educacional extensivo à população nacional, ambos os países marcados por desigualdades sócio econômicas, fome, miséria e baixa escolaridade. Tais aparentes similaridades evocam análises sócio culturais, intencionalidades político econômicas e considerações histórico temporais diferenciadas. Assim, a pesquisa, ao explorar a compreensão da pedagogia de Makarenko, visa qualificar processos comparados de construção da Educação Pública, considerando os desafios do território brasileiro. Sugere que, a compreensão de experiências educativas nacionais e internacionais desenvolvidas em cenários sociais, políticos econômicos e culturais próximos ou distantes, pode fomentar a perspectiva de construção de uma Educação Pública Nacional de qualidade, democrática, gratuita, laica e humanizadora

Abstract: This master's research aims to present the educational work built by A. S. Makarenko in the Górki Colonies, Ukraine, at the beginning of the 20th century, as one of the Soviet Socialist Educational Public Policy initiatives. Authors point out that the Soviet socialist revolutionary movement, in addition to facing the political and economic difficulties of a country that is mostly rural, agrarian and historically protected by the power of the tsars; had the challenge of implementing a Socialist Educational Political Proposal, which aimed at ending illiteracy that affected almost the entire population of the Soviet Russian republics, as well as transforming the living conditions of rural workers marked by hunger, misery, violence and professional disqualification. The Revolution gave rise to heated debates on the principles that should promote innovative educational experiences, the politicization intrinsic to the educational process, the structuring of new educational methods advocated by the ideals of a Socialist Educational Proposal, with revolutionary objectives to be developed on a local and national scale. Anchored in the critical historical method, in the qualitative approach and in documentary sources; the research envisions the possibility of promoting a critical dialogue with the work carried out by Makarenko in the Górki Colonies, in the 1900s, in Ukrainian territory. It seeks to encourage discussions and engagements about the possible work to be developed in Brazilian public schools. It considers the peculiarities of the societal political project and the educational proposals that signify the practices and curricula in the intra and extra-school spaces, aware of the overlap between the political project of society and Education.The research highlights the educational work carried out in the rehabilitation colonies of criminals, occasionally, in the Górki Colonies, directed by Makarenko, paying attention to the specificities of Ukrainian culture, the improvisation of the school space, the scarcity of financial resources and, mainly, the profile of the students. students and educators who made up the daily reality and experienced the relationships of teaching and learning. It presents a dialectical educational policy, negotiated, humane and immersed in a socio-cultural context marked by military violence, misery and exclusion from the participation of the majority of the population. In an uneven and comparative way, the research points out that at the same time that Makarenko was participating in the construction of a proposal for socialist education, Brazil was rehearsing a project for public education. In both countries, public education was the target of neglect, discontinuity of social policies and, absence of an educational project extended to the national population, both countries marked by socio-economic inequalities, hunger, misery and low education. Such apparent similarities evoke socio-cultural analyzes, political economic intentions and differentiated temporal historical considerations. Thus, the research, by exploring the understanding of Makarenko's pedagogy, aims to qualify comparative processes of construction of Public Education, considering the challenges of the Brazilian territory. It suggests that the understanding of national and international educational experiences developed in social, political, economic and cultural settings, near or far, can foster the perspective of building a quality, democratic, free, secular and humanizing National Public Education
Subject: Makarenko, Anton Semionovitch, 1888-1939
Educação pública
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERRAZ, Elaine Cristina Vieira. A pedagogia como uma ciência teórica, prática e política: a proposta educacional de Anton Semionovitch Makarenko. 2020. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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