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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampL'Abbate, Solange-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO diário como dispositivo em pesquisa multicêntricapt_BR
dc.title.alternativeDiary as a device in multicenter researchpt_BR
dc.contributor.authorPezzato, Luciane Maria-
dc.contributor.authorBotazzo, Carlos-
dc.contributor.authorL'Abbate, Solange-
dc.subjectPesquisa - Metodologiapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherlanguageResearch - Methodologypt_BR
dc.subject.otherlanguagePublic healthpt_BR
dc.description.abstractEste artigo vincula-se a uma pesquisa multicêntrica realizada entre 2013 e 2015 em quatro diferentes cenários: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Recife. Tem como objetivo apresentar o diário de pesquisa como um dispositivo da Análise Institucional, que possibilitou explorar diferentes dimensões do vivido pelos diaristas-pesquisadores, bem como restituir a análise de implicações que se cruzaram nos movimentos provocados nas e pelas experienciações deste projeto multicêntrico, registradas nos diários. O uso de diário no trabalho de campo foi prática corrente entre os membros da equipe do projeto. A produção do registro em forma de diários, na perspectiva da Análise Institucional, possibilita a análise das implicações dos pesquisadores, opondo-se à ideia de neutralidade do sujeito na pesquisa. Como dispositivo da intervenção, os diários de pesquisa permitiram a articulação entre os diaristas-pesquisadores dos quatro cenários com seus diferentes saberes e experiências, no cotidiano da saúde bucal, acionando heterogeneidades e os provocando a escreverem, refletindo sobre suas atividades na clínica e, sobretudo, a compartilharem a escrita dessas experienciações vividas com os demais, o que produziu efeitos nos processos de inovação da clínica.pt_BR
dc.relation.ispartofSaúde e Sociedadept_BR
dc.publisher.citySão Paulo, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUSP/Faculdade de Saúde Públicapt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationjul./set.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume28pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage296pt_BR
dc.description.lastpage308pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn0104-1290pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S0104-12902019180070pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902019000300296pt_BR
dc.date.available2020-05-12T16:39:46Z-
dc.date.accessioned2020-05-12T16:39:46Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2020-05-12T16:39:46Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-08-27T19:16:06Z : No. of bitstreams: 1 S0104-12902019000300296.pdf: 212432 bytes, checksum: 9054176494714b5bdebd0924d867212e (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340682-
dc.contributor.departmentDepartamento de Medicina Preventiva e Socialpt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article is linked with a multicenter study conducted from 2013 to 2015 in four different scenarios or cities: Sao Paulo, Campinas, Ribeirao Preto, and Recife. It aims to present the use of Research Diary (RD) as a device of the Institutional Analysis, which made it possible to explore different dimensions of experiences of diary researchers and restore the analysis of the implications that have occurred in the movements provoked in and through the experiences of this multicenter project. The use of research diary in fieldworks was common practice among project team members. The production of records as diaries, from the perspective of Institutional Analysis, made it possible to analyze the implications of the researchers, opposing the idea of subject neutrality in the research. As an interventional device, research diaries allowed an articulation between diary researchers of the four scenarios with their different knowledge and experiences, in daily buccal health, triggering heterogeneities and encouraging them to write, reflecting on their activities in the clinic, and above all, to share the writing of these experiences with others, which has had an effect on the clinical innovation processes.pt_BR
dc.subject.keywordDiariespt_BR
dc.subject.keywordBuccal healthpt_BR
dc.subject.keywordInstitutional analysispt_BR
dc.identifier.sourceS0104-12902019000300296pt_BR
dc.creator.orcidorcid.org/0000-0003-2163-0901pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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