Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340570
Type: Artigo
Title: Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde
Title Alternative: Advantages of the use of problem based learning method (PBL) in the health graduation courses
Author: Menezes-Rodrigues, Francisco Sandro
Errante, Paolo Ruggero
Lima, Rildo Yamaguti
do Carmo, Alipio de Oliveira
Silva, Enny Fernandes
Gehrke, Flavia
Carvalho, Diego Soares
Tikazawa, Eduardo Hiroshi
Nogueira Ferraz, Renato Ribeiro
Caricati-Neto, Afonso
Taha, Murched Omar
Abstract: Este trabalho objetivou discutir os ganhos obtidos por discentes do ensino superior na compreensão e assimilação de conceitos fundamentais em cursos da área da saúde a partir da utilização do método de aprendizagem baseado em problemas (MABP). Foi realizado um levantamento bibliográfico em livros obtidos na biblioteca da Universidade Anhanguera de São Paulo, teses, revistas e artigos científicos que se encontravam disponíveis nas bases científicas Scielo e Google Acadêmico, utilizando como descritor a frase “método de aprendizagem baseado em problemas”. A partir desta revisão bibliográfica foi possível concluir que discentes, quando submetidos ao MABP, desenvolvem autonomia e independência durante a construção do seu próprio conhecimento, características que favorecem os estudantes na busca do conhecimento, consolidação de conceitos éticos, fundamentais e específicos em diferentes cursos da área da saúde, além de promover a interação social e fortalecer o processo de humanização durante a formação dos estudantes e profissionais da saúde.
metadata.dc.description.abstractalternative: This work aimed to discuss the gains obtained by students of higher education in the understanding and assimilation of fundamental concepts in health care courses based on the use of the problem - based learning method (PBLM). A bibliographic survey was carried out in books obtained in the library of the Anhanguera University of Sao Paulo, theses, journals and scientific articles that were available in the scientific bases Scielo and Google Scholar, using as descriptor "method of learning based on problems". Based on this bibliographic review, it was possible to conclude that students, when submitted to PBLM, develop autonomy and independence during the construction of their own knowledge, characteristics that favor students in the search for knowledge, consolidation of ethical, fundamental and specific concepts in different courses of health area, in addition to promoting social interaction and strengthening the process of humanization during the training of students and health professionals.
Subject: Aprendizagem baseada em problemas
Country: Brasil
Editor: UNESP/Faculdade de Ciências e Letras; Universidad de Alcalá
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11660
Address: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FCM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000462814700002.pdf311.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.