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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampLima, Ricardo Alexandre de Freitas-
dc.contributor.authorunicampMachado, Regina-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleActâncias vocais: uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneopt_BR
dc.title.alternativeVocal agency: gestural mapping of contemporary brazilian popular singingpt_BR
dc.contributor.authorFreitas Lima, Ricardo Alexandre de-
dc.contributor.authorMachado, Regina-
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subject.otherlanguagePopular musicpt_BR
dc.description.abstractO presente artigo faz parte de um esforço de compreensão sobre o estado da arte de gestos vocais na canção popular brasileira, tomando como referência sua relação com uma tradição estética observada. Parte-se de uma visada autoetnográfica, que situa o pesquisador-intérprete em relação à pesquisa, além de recorrer às ferramentas conceituais e analíticas ligadas ao universo da Semiótica da Canção, tal como a identificação das Qualidades Emotivas da Voz. Recorre-se lateralmente à Teoria Ator-Rede para compreender a configuração da música popular brasileira por meio dos gestos vocais no aqui e agora dessa tradição. Também como ferramenta acessória à análise cancional, recorremos aos procedimentos de Molina (2014) para compreender a interferência dos momentos musicais e das unidades sonoras como elementos intervenientes na construção do sentido da narrativa cancional. A partir da análise trazida para este artigo, podemos perceber como dois gestos interpretativos (de Caetano Veloso e de Filipe Catto) podem interferir no projeto de compatibilização entre melodia e letra de uma mesma canção (Amor mais que discreto), oferecendo alternativas distintas à sua fruição. No que tange à relação entre a tradição e os gestos vocais contemporâneos, identificamos formas distintas de seu acionamento, que optam por recuperar o passado ora pelo viés crítico, ora por um outro que revela endosso e elogio. Ora através de uma perspectiva parodística, ora por meio do pastiche. Em algum momento celebrando a tradição, noutro questionando e reinventando-apt_BR
dc.relation.ispartofOpuspt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationset./dez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume25pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage66pt_BR
dc.description.lastpage93pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceWOSpt_BR
dc.identifier.eissn1517-7017pt_BR
dc.identifier.doi10.20504/opus2019c2504pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019c2504pt_BR
dc.date.available2020-05-11T14:22:37Z-
dc.date.accessioned2020-05-11T14:22:37Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-05-11T14:22:37Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-08-27T19:17:27Z : No. of bitstreams: 1 000500556100004.pdf: 450034 bytes, checksum: 50472b39491fca02ce669b79e03636ba (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340551-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Músicapt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Artespt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Artespt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article is part of an effort to understand the state of the art of vocal gestures in Brazilian popular song especially in reference to their relationship to traditional aesthetics. Having auto-ethnographic aims, it situates the researcher-interpreter in relation to research and uses conceptual and analytical tools linked to the realm of semiotics of song, such as identifying the Emotional Qualities of the Voice. Laterally, we use the Actor-Network Theory to understand the configuration of Brazilian popular music through vocal gestures in the here and now of this tradition. Also, as an ancillary tool to song analysis, we use Molina's (2014) procedures to understand the interference of musical moments and sound units as intervening elements in constructing narrative meaning. From the analysis brought to this article we can see how two interpretive gestures (by Caetano Veloso and Filipe Catto) can interfere in the project of making compatible the melody and lyrics of a song i.e., Amor mais que discreto, offering different alternatives to fruition. Concerning the relationship between traditional and contemporary vocal gestures, we identify distinct forms of activation: at times it chooses to recover the past by critical bias, other times by revealing endorsement and praise; sometimes from a parodistic perspective, other times by means of pastiche; at some point it celebrates tradition while at another it questions and reinvents itselfpt_BR
dc.subject.keywordPopular songpt_BR
dc.subject.keywordVocal gesturept_BR
dc.subject.keywordTraditionpt_BR
dc.subject.keywordSemiotics of songpt_BR
dc.identifier.source000500556100004pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-0281-0483pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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