Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampGallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleLutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?pt_BR
dc.title.alternativeDemocratic fights against Urstaat: what education can do?pt_BR
dc.contributor.authorGallo, Silvio-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageDemocracypt_BR
dc.subject.otherlanguageEducationpt_BR
dc.description.abstractA partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresentamos a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. Para tanto, o artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face a política universalista do Urstaat, já que se tratam dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para se pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, trata-se de conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticaspt_BR
dc.relation.ispartofETD - educação tematica digitalpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationETD - educ. tem. dig.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/FEpt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationJuly/Set.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume21pt_BR
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.firstpage549pt_BR
dc.description.lastpage567pt_BR
dc.rightsFechadopt_BR
dc.sourceWOSpt_BR
dc.identifier.eissn1676-2592pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/etd.v21i3.8654644pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654644pt_BR
dc.date.available2020-05-10T17:07:49Z-
dc.date.accessioned2020-05-10T17:07:49Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-05-10T17:07:49Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-08-27T19:17:25Z : No. of bitstreams: 1 000498676500002.pdf: 981432 bytes, checksum: c31b4a264092a6c5c40dcb65c6e5b565 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-10T17:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340535-
dc.contributor.departmentDepartamento de Filosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeStarting from researches on Deleuze and Guattari's thought, the paper aims investigate the notion of Urstaat to sustain that the pattern of the nowadays antidemocratic ways is the own Urstaat actualization. As it develops the meaning of Urstaat and its advance as a primordial States' archetypic, it shows the hypothesis that the democracy is a production of subjective relationships unfetter going forward against all senses and consensus from the State. For reaching that, the paper takes the Ranciere's political thought to argue that the singular path of democracy as a stand up against the universal political tendencies of the Urstaat, once it concerns the sites of the multiplicities and of war machine to figure out the contemporary democratic fights. Finally, it recovers the view that Education is such experience absolutely vital and privileged to all anti-urstatic democratic fightspt_BR
dc.subject.keywordUrstaatpt_BR
dc.subject.keywordDemocratic fightspt_BR
dc.identifier.source000498676500002pt_BR
dc.creator.orcid0000-0003-2221-5160pt_BR
dc.type.formDossiêpt_BR
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498676500002.pdf958.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.