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Type: Artigo
Title: Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?
Title Alternative: Democratic fights against Urstaat: what education can do?
Author: Gallo, Silvio
Carvalho, Alexandre Filordi de
Abstract: A partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresentamos a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. Para tanto, o artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face a política universalista do Urstaat, já que se tratam dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para se pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, trata-se de conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticas
metadata.dc.description.abstractalternative: Starting from researches on Deleuze and Guattari's thought, the paper aims investigate the notion of Urstaat to sustain that the pattern of the nowadays antidemocratic ways is the own Urstaat actualization. As it develops the meaning of Urstaat and its advance as a primordial States' archetypic, it shows the hypothesis that the democracy is a production of subjective relationships unfetter going forward against all senses and consensus from the State. For reaching that, the paper takes the Ranciere's political thought to argue that the singular path of democracy as a stand up against the universal political tendencies of the Urstaat, once it concerns the sites of the multiplicities and of war machine to figure out the contemporary democratic fights. Finally, it recovers the view that Education is such experience absolutely vital and privileged to all anti-urstatic democratic fights
Subject: Democracia
Educação
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/FE
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654644
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654644
Date Issue: 2019
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