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Type: Artigo
Title: Formação continuada em serviço: relações entre seus aspectos fundamentais e as práticas instituídas
Title Alternative: Continued training in service: relations between its fundamental aspects and established practices
Author: Souza Longhin Lourenco, Rayana Silveira
Amorim Tamaio de Souza, Nathalia Cristina
Inforsato, Edson do Carmo
Abstract: O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper aims to present the relations between the fundamental aspects of continuing education in service and the way in which practices are actually instituted within schools. This is a qualitative research with a theoretical and empirical basis, which has used the analysis of studies that address the field of continuing teacher education and data from semi-structured interviews, applied to teachers in the initial years of Elementary School. The collation of the information collected by both means allowed to verify inconsistencies between what is expected of a continuing education in service and what schools, as a locus of this formation, provide to their teachers. Factors such as the dichotomy between theory and practice; teacher resistance to change; the mismatch between the teachers' expectations and what is transmitted to them in the formations; the discontinuity of the proposed initiatives; the disregard of teachers as protagonists of their formations and; the absence of guidelines designed to subsidize teaching practice are pointed out in this study as being responsible for making this training difficult.
Subject: Educação permanente
Educação infantil
Country: Brasil
Editor: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5065
Address: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065
Date Issue: 2019
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