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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Conteúdos culturais-cognitivos versus didático-pedagógicos na formação do professor de geografia a partir do currículo avaliado/ENADE
Title Alternative: Cultural and cognitive contents versus pedagogic contents for teacher education to geography from avaliative curriculum/national exams 
Author: Oliveira, Jéssica Gomes de Jesus, 1993-
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: O ponto de partida desta dissertação são os modelos de formação docente identificados por Saviani (2009): o modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, no qual a formação do professor é entendida no domínio específico dos conteúdos da área de conhecimento correspondente à disciplina que irá lecionar e da cultura geral e o modelo pedagógico-didático, vinculado predominantemente às características e aprendizagem das crianças. Este trabalho investiga especificamente o currículo da formação inicial do professor de Geografia. Escolhemos como objeto de estudo o currículo avaliado - o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade é uma avaliação externa e em larga escala aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para os estudantes de ensino superior brasileiro. A aplicação da prova do Enade segue um calendário trienal, por isso a área de Geografia foi examinada nos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. O objetivo principal deste trabalho é descrever as matrizes de referência e as questões de múltipla escolha e discursivas do Enade para a área de Geografia vinculadas aos problemas da formação docente. O questionamento central desse trabalho é: nas matrizes de referência e nas provas do Enade nos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017 há a permanência do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos ou do modelo pedagógico-didático na formação do professor de Geografia? Para responder essa questão foram realizadas categorizações, tendo a contribuição para a análise qualitativa de conteúdo apoiada nos referenciais teóricos Bardin (2016) e Gibbs (2009). Entre os resultados desta pesquisa, observamos que apesar das matrizes de referência trazerem competências e habilidades e conteúdos relacionados aos conhecimentos pedagógicos e ao Ensino de Geografia, o número de questões que tratavam dessas temáticas eram menores comparadas às questões que exigiam os conhecimentos mais técnicos e científicos referentes à ciência geográfica (conteúdos culturais-cognitivos). Ainda assim, as categorizações mostram que apesar de ter um desequilíbrio no qual as questões das provas do Enade enfatizam os conteúdos culturais-cognitivos há em todas as edições ao menos uma questão sobre o Ensino de Geografia, indicando uma tímida preocupação do Enade em avaliar a formação docente

Abstract: The starting point of this dissertation are the models of teacher training identified by Saviani (2009): the model of cultural-cognitive contents, in which teacher training is understood in the specific domain of the contents of the knowledge area corresponding to the discipline he will teach and general culture and the pedagogical-didactic model, linked predominantly to the characteristics and learning of children. This work specifically investigates the curriculum of the initial formation of the geography teacher. We chose the evaluated curriculum as the object of study - the National Student Performance Exam (Enade). Enade is an external and large-scale assessment applied by the Ministry of Education (MEC) for Brazilian higher education students. The application of the Enade test follows a three-year calendar, which is why the area of Geography was examined in the years 2005, 2008, 2011, 2014 and 2017. The main objective of this work is to describe the reference matrices and the multiple choice and discursive questions of Enade for the area of Geography linked to the problems of teacher formation. The central question of this work is: in the reference matrices and in the Enade tests in the years of 2005, 2008, 2011, 2014 and 2017 there is the permanence of the model of cultural-cognitive contents or of the pedagogical-didactic model in the formation of the Geography teacher? To answer this question, categorizations were carried out, with the contribution to qualitative content analysis supported by the theoretical frameworks Bardin (2016) and Gibbs (2009). Among the results of this research, we observed that although the reference matrices bring competences and skills and content related to pedagogical knowledge and Geography Teaching, the number of questions that dealt with these themes were smaller compared to the questions that required more technical and scientific knowledge. referring to geographic science (cultural-cognitive content). Even so, the categorizations show that despite having an imbalance in which the questions in the Enade tests emphasize cultural-cognitive content, there is at least one question in Geography Teaching in all editions, indicating Enade's timid concern in evaluating the teacher formation
Subject: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Formação de professores
Professores de geografia - Formação
Currículos - Avaliação - Brasil
Avaliação externa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Jéssica Gomes de Jesus. Conteúdos culturais-cognitivos versus didático-pedagógicos na formação do professor de geografia a partir do currículo avaliado/ENADE. 2020. 1 recurso online (319 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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