Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340406
Type: Artigo
Title: Análise do conhecimento sobre estratégias de ensino de futuros professores de química: vivência como aluno e reflexão como professor
Title Alternative: Analysis of training chemistry teacher's knowledge about teaching strategies: the experience as a student and reflection as teacher
Author: Girotto Junior, Gildo
Paula, Marcela Aparecida de
Matazo, Deborah Rean Carreiro
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar, a partir de uma metodologia pautada na vivência e no processo reflexivo na formação inicial de professores de química, o desenvolvimento dos conhecimentos profissionais sob a ótica do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). A partir de uma prática formativa, com foco na vi-vência de uma estratégia de ensino por futuros professores, procuramos investigar o desenvolvimento de conhecimentos a respeito da estratégia de ensino “júri simulado”, buscando uma situação de ensino / formação na qual os licenciados participassem e refletissem sobre a proposta. Os dados foram coletados a partir de um instrumento denominado SCoRe, desenvolvido com base em outros instrumentos utilizados em pesquisas sobre o reconhecimento de saberes profissionais e através de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados através da análise textual discursiva (ATD) e pela correlação das categorias emergentes desta com os modelos de PCK reportados na literatura. Através das descrições e representações elaboradas pelos futuros professores, foi observado a mobilização de categorias de conhecimento não apenas vinculadas a estratégia proposta, mas também relacionados aos limites e possibilidades frente ao contexto de sala de aula. Foi possível associar as reflexões produzidas e as categorias emergentes da ATD com aquelas destacadas no mode-lo de PCK, relacionando a atividade desenvolvida ao desenvolvimento da prática profissional
metadata.dc.description.abstractalternative: This work aimed to analyze, considering a methodology based on the experience and reflection process during the initial teacher training, the development of professional knowledge having as reference the concept of Pedagogical Content Knowledge (PCK), with focus on knowledge related to teaching strategies. Starting on a contextualize training proposal, focused on the practical experience of teaching strategies, we sought to investigate the knowledge of future teachers about the simulated jury strategy, seeking a teaching situation in which the graduates lived and reflected on the proposal. Data were collected from an instrument called SCoRe, developed on other instruments used in research on the recognition of professional knowledge and through semi-structured interviews. Collected data were analyzed through the discursive textual analysis and the relationship with PCK models reported in the literature. Through the descriptions and representations elaborated by the future teachers, it was observed that they mobilized different categories of knowledge not only linked to the proposed strategy but also related to the limits and possibilities in relation to the classroom context. It was possible to associate reflections produced with knowledge categories, and with the development of professional practice
Subject: Aluno-mestre
Country: Colômbia
Editor: Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.14483/23464712.13123
Address: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/13123
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IQ - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000458219900004.pdf454.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.