Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340259
Type: Artigo
Title: Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
Title Alternative: Body and art: a pedagogical proposal about circus balance ball in physical education
Author: Barragan, Teresa Ontanon
Lopes, Daniel de Carvalho
Rodrigues, Gilson Santos
Cardani Gilson, Leonora Tanasovici
Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Abstract: Nos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética.
metadata.dc.description.abstractalternative: En el repertorio de prácticas artísticas circenses encontramos las modalidades de equilibrio sobre objetos (funambulismo) en las que se incluyen prácticas como el monociclo, zancos, cuerda floja, rola-bola, entre otras. Fundamentadas en el dominio del equilibrio, estas prácticas requieren especial atención de los profesores, buscando una praxis pedagógica divertida, envolvente y segura. Este artículo discute elementos básicos para una propuesta de enseñanza con la bola de equilibrio, buscando también ampliar el contacto con esta modalidad entre los profesionales que se aventuran en la enseñanza de las actividades circenses.
Subject: Atividades circenses
Prática pedagógica
Country: Argentina
Editor: Universidad Nacional de La Plata
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.24215/23142561e076
Address: https://www.efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCe076
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEF - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000492404400002.pdf846.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.