Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampDias, Gabriela Klering-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleA literatura como ferramenta para o ensino de geografia físicapt_BR
dc.title.alternativeLiterature as a tool for physical geography teachingpt_BR
dc.contributor.authorDias, Gabriela Klering-
dc.contributor.authorDias, Liz Cristiane-
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.otherlanguagePedagogical practicept_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe discutir a relação entre Geografia Física e a linguagem da Literatura como proposta de prática pedagógica para o Ensino Fundamental a partir da obra literária Viagem ao centro da Terra, do autor francês Júlio Verne. O artigo tem como objetivos propor uma prática pedagógica atrelada ao ensino de Geografia Física e Literatura proposta para o Ensino Fundamental bem como demonstrar a necessidade da utilização de linguagens para o ensino mais crítico e realista da Geografia Física na educação básica. Como resultados encontrados, a Geografia está presente em diversos aspectos da obra em questão e pode ser utilizada de diversas formas, através de uma história fictícia onde com a imaginação aspectos da Geografia são evidenciados. O trabalho demonstrou a importância das linguagens no ensino de Geografia e da necessidade de ampliação da utilização das mesmas.pt_BR
dc.relation.ispartofGeosaberespt_BR
dc.publisher.cityFortaleza, CEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationset./dez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume10pt_BR
dc.description.issuenumber22pt_BR
dc.description.firstpage115pt_BR
dc.description.lastpage124pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceWOSpt_BR
dc.identifier.issn2178-0463pt_BR
dc.identifier.doi10.26895/geosaberes.v10i22.810pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/810pt_BR
dc.date.available2020-05-05T19:38:17Z-
dc.date.accessioned2020-05-05T19:38:17Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Maria Campos da Cunha (bcampos@unicamp.br) on 2020-05-05T19:38:17Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-08-27T19:16:58Z : No. of bitstreams: 1 000484306200011.pdf: 1710692 bytes, checksum: d444f16156a35c3f5b690a81dc028e0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-05T19:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/340180-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThis work proposes to discuss the relationship between Physical Geography and the language of Literature as a proposal of pedagogical practice for Elementary School from the literary work Journey to the Center of the Earth by the French author Julio Verne. The article aims to propose a pedagogical practice linked to the teaching of Physical Geography and Literature proposed for Elementary School as well as demonstrate the need to use languages for the most critical and realistic teaching of Physical Geography in basic education. As results found, Geography is present in several aspects of the work in question and can be used in a variety of ways, through a fictitious history where with the imaginative aspects of Geography are evidenced. The work demonstrated the importance of languages in the teaching of Geography and the need to expand their use.pt_BR
dc.subject.keywordTeaching physical geographypt_BR
dc.subject.keywordLiteraturept_BR
dc.subject.keywordPhysical geographypt_BR
dc.subject.keywordPedagogical practicept_BR
dc.identifier.source000484306200011pt_BR
dc.creator.orcidorcid.org/0000-0002-0325-030Xpt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000484306200011.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.