Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/339834
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O Brilho da Noite no Querosene : o Bumba-meu-boi de Tião Carvalho em uma proposta de linguagem para o contrabaixo
Title Alternative: Brilho da Noite in Querosene : Tião Carvalho's Bumba-meu-boi presented through a proposal of language for the bass guitar
Author: Duarte, Tamiris, 1987-
Advisor: Barsalini, Leandro, 1975-
Abstract: Resumo: No Brasil, a pesquisa acadêmica sobre o contrabaixo na música popular ainda é incipiente, principalmente no que diz respeito a gêneros musicais advindos de tradições populares. Desenvolvidos com base em vivências, audições, transcrições e experiências profissionais da autora, são apresentados arranjos para contrabaixo em repertórios de bumba-meu-boi do Maranhão focando na musicalidade de Tião Carvalho e do grupo Cupuaçu, mantenedores do Bumba-meu-boi do Morro do Querosene, bairro do Butantã, em São Paulo. Compõem esse trabalho também reflexões acerca das relações entre as manifestações tradicionais e o mercado musical no Brasil e da atividade do(a) musicista popular enquanto agente negociador de sua própria arte, usando como exemplo as vivências e entendimentos do mestre Tião Carvalho. Foi possível perceber que Tião está atento às negociações que o mercado atual impõe aos grupos de cultura popular e busca estratégias que possibilitem tanto a difusão quanto a manutenção das tradições. Entre as metodologias utilizadas estão pesquisa artística, pesquisa guiada pela prática e etnografia. Durante a gravação dos arranjos constatou-se que o material musical cumpriu a função de aproximar contrabaixistas ao bumba-meu-boi enquanto gênero musical, incentivando sua pesquisa em outras fontes como por exemplo as comunidades tradicionais e os mestres e mestras de cultura popular

Abstract: In Brazil, academic research on bass in popular music is still incipient, especially with regard to musical genres derived from popular traditions. Developed based on experiences, auditions, transcriptions and professional experiences of the author, arrangements are presented for bass guitar in repertoires of bumba-meu-boi from Maranhão focusing on the musicality of Tião Carvalho and the group Cupuaçu, maintainers of the Bumba-meu-boi of Morro do Querosene, Butantã neighborhood, in São Paulo. This work also includes studies on the relations between the traditional manifestations and the music market in Brazil and the activity of the popular musician as negotiating agent of his own art, using as an example the experiences and understandings of the master Tião Carvalho. It was possible to perceive that Tião is attentive to the negotiations that the current market imposes on the groups of popular culture and looks for strategies that allow both the diffusion and the maintenance of the traditions. Among the methodologies used are artistic research, research guided by practice and ethnography. During the recording of the arrangements it was found that the musical material fulfilled the function of approaching bassists to the bumba-meu-boi as a musical genre, encouraging their research in other sources such as traditional communities and masters and masters of popular culture
Subject: Carvalho, Tião, 1955-
Contrabaixo
Música - Execução
Música popular
Bumba-Meu-Boi
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DUARTE, Tamiris. O Brilho da Noite no Querosene: o Bumba-meu-boi de Tião Carvalho em uma proposta de linguagem para o contrabaixo. 2019. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carpin_TamirisDuarte_M.pdf18.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.