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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Helena Ignez : atuação experimental na Belair Filmes
Title Alternative: Helena Ignez : experimental acting at Belair Films
Author: Oliveira, Sandro de, 1964-
Advisor: Guimarães Junior, Pedro Maciel, 1975-
Abstract: Resumo: Esta tese objetiva analisar o trabalho da atriz Helena Ignez nos filmes da produtora cinematográfica Belair Filmes, que teve curta existência nos primeiros seis meses do ano de 1970. Ignez carrega para suas atuações na Belair um jogo atoral calcado num programa gestual e adoção de posturas de sua persona que este trabalho nomeia de experimental, termo relacionado ao jogo do ator baseado nos trabalhos de Nicole Brenez, mas sofrendo aqui deslocamentos na sua aplicação. Enquanto Brenez (1998, 2006a, 2015) revolve questões mais ligadas à construção política do ator - relacionando a experimentalidade às suas escolhas de realizadores específicos e postura para com o jogo de poderes da indústria -, este trabalho considera a atuação experimental como resultado do trabalho fílmico, analisando o jogo per se. Parte-se da premissa de que a existência de filmes e de um modus operandi experimental presente nos cinemas experimentais (de poesia, de invenção, marginal, underground, vanguarda, entre outros) pressupõe também a eclosão de formas atorais experimentais, como atestam alguns teóricos do círculo linguístico de Moscou (Chklovski, Tynianov, Eikenbaum). Estes orientam uma ciência, arte ou objeto (no nosso caso, a atuação experimental) a constituir e criar seus procedimentos e métodos em relação àquelas (es) que se apresentam como uma ciência, arte ou objeto correlatas (os) (aqui, o cinema experimental), mas que assim procediam apoiando-se em outros princípios e propondo-se a outros objetivos (EIKENBAUM, 1970). Helena Ignez se apresenta como uma criadora de formas atorais que Júlio Bressane (2003, 2005), retomando Ezra Pound, considera ser de uma verve intersemiótica e transtextual, utilizando formas iconográficas refratárias à mímesis do ator clássico, que reciclam e se apoderam das heranças recebidas de Brecht, Artaud e Meyerhold. Também promove um profundo diálogo de formas e temas com as vanguardas das artes visuais, compartilhando de um tempo de ideias com o tropicalismo, com o neoconcretismo de Hélio Oiticia, Lygia Pape e Lygia Clark e com a profícua retomada da obra de Oswald de Andrade, quando relê em verve anárquica seus preceitos do matriarcado, que Helena Ignez defende como lição e utopia de vida

Abstract: This thesis intends to analyze the work of actress Helena Ignez in the films of house of production Belair Filmes, which had a short existence in the first six months of 1970. Ignez leads her performances at Belair to an acting platform based on a gestural program and adoption of postures of her persona that this work calls experimental, term here related to the acting process based on the works of Nicole Brenez, but here with displacements in its application. While Brenez (1998, 2006a, 2015) revolves around questions related to the political construction of the actor - relating experimentality to his choices of specific filmmakers and posture in relation to the power schemes of film industry -, this work considers the experimental performance as a result of acting process per se. It is based on the premise that the existence of films and an experimental modus operandi present in experimental modes of cinema (poetry, invention, marginal, underground, avant-garde, among others) also presuppose the emergence of experimental acting forms, as claimed by some theorists of Moscow Linguistic Circle (Chklovski, Tynianov, Eikenbaum). They orient a science, art or object (in our case, experimental acting) to constitute and create its procedures and methods in relation to those that present themselves as a related science, art or object (here, experimental cinema), but doing so by relying on other principles and proposing themselves to other objectives (Eikenbaum, 1970). Helena Ignez presents herself as a creator of acting forms that Júlio Bressane (2003, 2005), citing Ezra Pound, considers to be of an intersemiotic and transtextual vigor, using iconographic forms refractory to the mimesis of classic acting, which recycle and seize a heritage received by Brecht, Artaud and Meyerhold. She also promotes a deep formal and thematic dialogue with the avant-gardes of the visual arts, sharing a zeitgeist with tropicalism, neoconcretism of Hélio Oiticia, Lygia Pape and Lygia Clark and the fruitful resumption of Oswald de Andrade, when she reframes the tenets of matriarchy with an anarchic energy which Helena Ignez defends as a life lesson and utopia
Subject: Ignez, Helena, 1942-
Belair Filmes
Atores e atrizes de cinema
Cinema experimental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Sandro de. Helena Ignez: atuação experimental na Belair Filmes. 2019. 1 recurso online (405 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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