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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A utilização das redes sociais na área da educação e ensino : um levantamento da produção acadêmica
Title Alternative: The use of social networks in the area of education and teaching : a study of academic production
Author: Morishita, Cristina de Oliveira, 1988-
Advisor: Monteiro, Alexandrina, 1965-
Abstract: Resumo: Considerando o impacto que o uso das redes sociais possui na vida dos indivíduos e sua influência direta no processo educacional contemporâneo, este trabalho se propõe a realizar uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, no intuito de investigar artigos acadêmicos publicados em revistas avaliadas como A1 e A2 na plataforma Sucupira da CAPES (Coordenação de Pesquisa e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que abordam o uso das redes sociais na área da Educação e Ensino. Como recorte, foram consultados os periódicos acadêmicos publicados em português brasileiro a partir dos seguintes verbetes: redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e LinkedIn, no período de 2014 a 2018, totalizando a seleção de 56 artigos que compõem os dados dessa pesquisa. Para a composição do corpus de análise, foram selecionados 22 artigos publicados no ano de 2017, considerando a ocorrência de temas relacionados a questões sociais e pedagógicas. O trabalho está organizado em quatro partes, no qual, inicialmente, é discutido de maneira introdutória algumas concepções sobre o conceito de rede e, posteriormente, sobre redes sociais. A primeira parte realiza algumas problematizações em relação à educação em face das tecnologias digitais, especialmente as redes sociais. A segunda parte consiste na trajetória metodológica e levantamento quantitativo de dados da pesquisa no intuito de evidenciar as principais questões discutidas nos periódicos acadêmicos no Brasil. A terceira parte se concentra na problematização da influência das produções acadêmicas no campo da educação e na produção da verdade, para tanto é utilizado o conceito de verdade desenvolvida pelo filósofo francês, Michel Foucault, em sua aula inaugural no Collège de France, proferida em 2 de dezembro de 1970. Por fim, na quarta parte, apresentamos algumas percepções para pesquisas futuras, considerando especialmente aspectos de ordem social e de práticas educacionais. Destacamos que, em grande parte do material analisado, percebemos se tratar mais de relatos de experiências que ampliam ou transpõem práticas pedagógicas tradicionais; de modo geral o corpus analisado apresenta em sua totalidade que o uso das redes sociais no campo da educação e ensino é algo positivo bem como poucos problematizam essa temática numa perspectiva mais filosófica ou epistemológica

Abstract: Considering the impact of the use of social networks on the lives of individuals and their direct influence on the contemporary educational process, this paper proposes to conduct a qualitative bibliographic research in order to investigate academic articles published in journals evaluated as A1 and A2. Sucupira platform of CAPES (Coordination of Research and Improvement of Higher Education Personnel) that addresses the use of social networks in the area of Education and Teaching. As a clipping, the academic journals published in Brazilian Portuguese were consulted from the following entries: social networks, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp and LinkedIn from 2014 to 2018, totaling the selection of 56 articles that compose the data of this research. For the composition of the corpus of analysis, 22 articles published in 2017 were selected, considering the occurrence of themes related to social and pedagogical issues. The work is organized in four parts. Initially, some conceptions about the concept of networking and later about social networks are discussed in an introductory manner. The first part discusses some issues regarding education in the face of digital technologies, especially social networks. The second part focuses on the questioning of the influence of academic productions in the field of education and the production of truth. To this end, the concept of truth developed by the French philosopher Michel Foucault is used in his inaugural Collège de France lecture on December 2, 1970. The third part consists of the methodological trajectory and quantitative survey data in order to highlight the main issues discussed in academic journals and identify some points of analysis. Finally, in the fourth part we present some analyzes, especially considering aspects of social order and educational practices. We emphasize that in most of the analyzed material we perceive that these are more reports of experiences that extend or transpose traditional pedagogical practices; In general, the corpus analyzed presents in its entirety that the use of social networks in the field of education is positive, and few question this theme from a more philosophical or epistemological perspective
Subject: Produção cientifica
Educação
Redes sociais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MORISHITA, Cristina de Oliveira. A utilização das redes sociais na área da educação e ensino: um levantamento da produção acadêmica. 2019. 1 recurso online ( 127 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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