Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/336397
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Processo de ensino-treino e competição no futebol infantil : análise e proposições a partir de treinadores do estado do Rio Grande do Sul
Title Alternative: Teaching-traning process and competition in youth football : analyze and propositions from coaches of Rio Grande do Sul
Author: Bettega, Otávio Baggiotto, 1986-
Advisor: Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Abstract: Resumo: O treino e a competição configuram elementos primordiais na formação dos jogadores de futebol, mas necessitam ser pensados e organizados de forma apropriada para as diferentes categorias de formação. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar percepções de treinadores e aspectos relevantes da competição, bem como suas relações com o processo de ensino-treino no contexto competitivo da Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (NOLIGAFI) na categoria sub 10. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizados os instrumentos de observação não participante e entrevista semiestruturada. O contexto de pesquisa foi a competição de futebol da Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil, que foi criada no ano de 2012 no estado do Rio Grande do Sul e que no ano de 2017 contabilizou 3700 jogadores inscritos (de 09 a 15 anos) dentre 21 clubes. Os participantes da pesquisa foram 12 treinadores da categoria sub 10. O entendimento da formação de jogadores de futebol deve extrapolar as questões mais específicas do jogo, atentando para aspectos de cunho pessoal e social da vida dos jogadores, bem como compreendendo o desenvolvimento esportivo a partir das relações entre treinador e jogador e competição e treino. Assim, os resultados evidenciam a importância da família no desenvolvimento dos jogadores, exercendo o papel de apoio, incentivo, desenvolvimento de valores, mas desde que não prejudiquem a participação das crianças com cobranças excessivas, pressão por resultados e relacionamentos negativos com outros personagens presentes na competição. Os treinadores devem atribuir estratégias para que o contexto competitivo não se torne um ambiente de pressão, estabelecendo o papel de facilitador da aprendizagem com ações intencionais de ensino. Além disso, o treinador necessita estruturar um cenário que promova o prazer e satisfação para a prática, buscando atender as necessidades e possibilidades das crianças, adaptando as condições de jogo e interligando os objetivos e disposições da competição com o processo de ensino-treino. Portanto, o treinador como figura preponderante no desenvolvimento de jovens jogadores de futebol necessita junto com os clubes, a liga e as famílias construir um ambiente de aprendizagem significativa para os jovens, ligando cada vez mais o propósito que se tem para o treino com a intencionalidade que se dispõe para a competição

Abstract: Training practices and competition set the main elements for football players¿ development, however they need to be thought and established the proper way for the different development classes. Hence, this research goal was to analyze the coaches perception, as well as their relations to teaching-training process in the context of the Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil ¿ NOLIGAFI (Gaúcha New League of Infant Football) at the under 10 category. The research is characterized as a qualitative descriptive. Semi-structured interviews and non-participant observation instruments were used for data collection. The research context was a football competition from NOLIGAFI, established in 2012 at Rio Grande do Sul state ¿ Brazil, which in 2017 had 3700 enrolled players (from 09 to 15 years old) among 21 clubs. Twelve coaches from the under 10 category were the participants for this research. Knowledge about football players¿ formation must extrapolate specific game questions, attempting personal and social aspects of the players, as well as comprehending sports development from coach player relationship, and competition-training practices. The results show the importance of family for players¿ development, performing the support role, stimulus, personal value development, since it does not impair children participation with excessive demanding, pressure for results and negative relationships with other characters at the competition. Coaches must attribute strategies for the competitive context that does not become a pressure environment, setting a facilitator role with learning intention actions. Besides that, coaches must set a scene which promotes practice pleasure and satisfaction, reaching to fulfill the children's needs and possibilities, adapting game conditions and connecting the goals and competitions role to the teaching-training process. Therefore, the coach, as a dominant figure for the young football players¿ development, needs alongside with the club, league and families to build a significant learning environment for the youth, connecting the aim of the training sessions with the competition intended goals
Subject: Futebol
Competição (Esporte)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BETTEGA, Otávio Baggiotto. Processo de ensino-treino e competição no futebol infantil: análise e proposições a partir de treinadores do estado do Rio Grande do Sul. 2019. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/336397. Acesso em: 7 Jan. 2021.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bettega_OtavioBaggiotto_D.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.