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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O Requiem de 1816 (CPM 185) de José Maurício Nunes Garcia e sua redução para órgão ou harmônio por Alberto Nepomuceno   : uma descrição analítica = The Requiem of 1816 (CPM 185) by José Maurício Nunes Garcia and its reduction to organ or hamonium by Alberto Nepomuceno: an analytical description  
Title Alternative: The Requiem of 1816 (CPM 185) by José Maurício Nunes Garcia and its reduction to organ or hamonium by Alberto Nepomuceno : an analytical description
Author: Matias, Sandro Gomes, 1986-
Advisor: Hora, Edmundo Pacheco, 1953-
Abstract: Resumo: A edição do Requiem (1816), de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), publicada pela Editora Bevilacqua, em 1897, é uma das mais antigas edições de obra sacra do período colonial Brasileiro. Essa edição é fruto do auge da campanha do Visconde de Taunay em prol da recuperação da obra de Nunes Garcia, realizada principalmente por meio do Jornal do Commercio. Em versão reduzida para órgão, teve como seu editor Alberto Nepomuceno, que se engajou naquela campanha juntamente com Taunay. Apesar de reduções de partituras orquestrais para instrumentos de teclas não serem muito conhecidas em práticas dos séculos XVIII e XIX no Brasil, Nepomuceno também trabalhou outras obras de Nunes Garcia com esse tipo de reelaboração musical, como a Missa em Si bemol (1801), publicada em 1898, também pela Editora Bevilacqua; e a Missa de Santa Cecília (1826), essa não publicada. Sobre essas obras que passaram pelo processo de redução, faremos uma descrição analítica do Requiem (1816), na qual será verificada os caminhos escolhidos para a reelaboração, assim como peculiaridades dessa edição. Será discorrido também o processo do movimento iniciado por Taunay, principal originador do trabalho de Nepomuceno sobre as obras de Nunes Garcia

Abstract: The edition of Requiem (1816) by José Maurício Nunes Garcia, published by Bevilacqua in 1897, is one of the oldest editions of sacred work of the Brazilian colonial period. This edition is the result of the height of the campaign of the Viscount of Taunay in favor of the recovery of the work of Nunes Garcia realized mainly through Jornal do Commercio. In a reduced version for organ, had as his editor, Alberto Nepomuceno, who was engaged in that campaign together with Taunay. Although reductions from orchestral scores to keyboard instruments are not very well known in practices of the centuries, Nepomuceno also worked in anothers works by Nunes Garcia with this kind of musical re-elaboration, such as the Mass in B-flat (1801), published in 1898, also by the Bevilacqua, and the Santa Cecília Mass(1826), not yet published. About these works that have passed through the reduction process, we will make an analytical description of Requiem (1816), which will verify the way chosen for the re-elaboration, as well as the peculiarities of this edition. It will also be discussed the campaign initiated by Taunay, the main originator of the work of Nepomuceno on the works of Nunes Garcia
Subject: Garcia, Jose Mauricio Nunes, 1767-1830
Nepomuceno, Alberto, 1864-1920
Requiem (Musica)
Redução
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MATIAS, Sandro Gomes. O Requiem de 1816 (CPM 185) de José Maurício Nunes Garcia e sua redução para órgão ou harmônio por Alberto Nepomuceno  : uma descrição analítica = The Requiem of 1816 (CPM 185) by José Maurício Nunes Garcia and its reduction to organ or hamonium by Alberto Nepomuceno: an analytical description  . 2019. 1 recurso online (142 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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