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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Elementos físicos-naturais da Amazônia no ensino de geografia : percepção de alunos e professores da cidade de Manaus, AM
Title Alternative: Amazonian physical natural elements in teaching of geography : the perception of students and teachers of the city of Manaus, Amazonas, Brazil
Author: Mafra, Marcela Vieira Pereira, 1982-
Advisor: De-Campos, Alfredo Borges, 1963-
Abstract: Resumo: A Amazônia brasileira é um complexo ambiental importante em virtude da sua rica biodiversidade, dos serviços ambientais que realiza e das populações tradicionais que nela vivem e que contribuem para a conservação dessa região. Conhecer os elementos físico-naturais da Amazônia e os processos de interdependência deles permite descortinar a paisagem e pensar em estratégias sustentáveis para a região. As instituições de ensino superior e diversos institutos de pesquisas situados na Amazônia, Brasil e no mundo produzem diversas pesquisas sobre a região amazônica. Mas, será que esses resultados chegam aos nossos estudantes da Educação Básica ou se está formando uma geração que desconhece a complexidade das relações entre os elementos físicos-naturais da Amazônia Brasileira? A pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção dos alunos com relação aos elementos físicos-naturais da Amazônia e como objetivos secundários: descrever quais os fatores contribuem para a construção da percepção dos elementos físicos-naturais pelos alunos, identificar as dificuldades e possibilidades que o professor de Geografia tem para criar um ambiente propicio a aprendizagem dos conteúdos físicos-naturais e verificar a influência do livro didático e do currículo na abordagem dos elementos físicos-naturais da Amazônia. Privilegiou-se uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratória-explicativa, a partir de uma revisão bibliográfica e documental e posterior aplicação de questionário a 50 professores e 147 alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino da cidade de Manaus (AM). Os dados coletados foram classificados por meio da orientação da Análise de Conteúdo. Em síntese, os alunos não conseguem fazer a descrição do quadro físico da Amazônia, não tem uma percepção sofisticada da região, e possuem dificuldades em analisar a teia de relações entre os elementos físicos-naturais, especialmente, rochas, relevo e solo, que correspondem aos mesmos elementos que os professores apontam como o de menor domínio de conteúdo. Com relação aos rios, clima e vegetação há uma familiaridade maior, embora exista a necessidade de se aprimorar os conceitos. Dos elementos físicos, o de maior conhecimento para os alunos foi a vegetação, mas esse conhecimento é superficial e remete apenas a vegetação arbórea, intocada. Contribuem para esta percepção a pouca contextualização da diversidade da Amazônia nas aulas e o fato da pesquisa ter sido realizada em uma escola localizada na área urbana de Manaus, metrópole regional, altamente urbanizada, industrial, fracamente arborizada que difere totalmente da imagem amplamente divulgada pelos meios de comunicação de massa que sempre dão maior destaque a floresta. Em razão disso, a floresta é o elemento físico mais presente nos registros dos alunos. Esse diagnóstico de como a Amazônia é percebida pelos alunos que nela vivem pode contribuir para traçar orientações de ensino, de maneira que, os alunos amazônidas possam reelaborar seus conhecimentos sobre a região, compreendam e estabeleçam conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitem o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas, estabelecendo conexões entre os diferentes temas do conhecimento geográfico, valorizando a formação de cidadãos conscientes e participativos

Abstract: The Brazilian Amazon is an important environmental complex due to its rich biodiversity, the environmental services it provides and the traditional populations that live there and contribute to the conservation of this region. Knowing the physical and natural elements of the Amazon and the processes of interdependence between them allows us to discover the landscape and think about sustainable strategies for the region. Higher education institutions and several research institutes located in the Amazon, Brazil and around the world produce diverse research on the Amazon region. But do these results reach our Basic Education students or are they forming a generation that is unaware of the complexity of the relationships between the physical and natural elements of the Brazilian Amazon? The main objective of the research is to analyze the students' perception of the natural-physical elements of the Amazon and as secondary objectives: to describe which factors contribute to the construction of the students' perception of the natural-physical elements, to identify the difficulties and possibilities that the professor of Geography has to create an environment conducive to learning the natural-physical contents and to verify the influence of the textbook and the curriculum in the approach to the natural-physical elements of the Amazon. A qualitative methodological approach of an exploratory-explanatory nature was favored, based on a bibliographic and documentary review and subsequent application of a questionnaire to 50 teachers and 147 students from Elementary School II of the municipal school system of the city of Manaus (AM). The collected data were classified through the guidance of the Content Analysis. In summary, students are unable to describe the physical picture of the Amazon, do not have a sophisticated perception of the region, and have difficulties in analyzing the web of relationships between the physical-natural elements, especially, rocks, relief and soil, which correspond to the same elements that teachers point out as the least content domain. With regard to rivers, climate and vegetation there is a greater familiarity, although there is a need to improve the concepts. Of the physical elements, the one of greater knowledge for the students was the vegetation, but this knowledge is superficial and refers only to the tree vegetation, untouched. Contributing to this perception are the little contextualization of the diversity of the Amazon in classes and the fact that the research was conducted in a school located in the urban area of Manaus, a regional metropolis, highly urbanized, industrial, weakly wooded that differs totally from the image widely disseminated by the mass media that always give greater prominence to the forest. Because of this, the forest is the physical element most present in the students' records. This diagnosis of how the Amazon is perceived by the students who live in it can contribute to outline teaching guidelines, so that the Amazon students can rework their knowledge about the region, understand and establish geographic knowledge to understand the interaction society / nature and exercise the interest and spirit of investigation and problem solving, establishing connections between the different themes of geographic knowledge, valuing the formation of conscious and participatory citizens
Subject: Percepção
Geografia física
Amazonia - Estudo e ensino
Amazonas - Geografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MAFRA, Marcela Vieira Pereira. Elementos físicos-naturais da Amazônia no ensino de geografia: percepção de alunos e professores da cidade de Manaus, AM. 2019. 1 recurso online (165 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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