Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335885
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A disseminação da internet e suas implicações para a dinâmica territorial brasileira  
Title Alternative: Internet diffusion and its consequences for the brazilian territorial dynamics
Author: Silva, Raphael Curioso Lima, 1988-
Advisor: Silva, Adriana Maria Bernardes da, 1967-
Abstract: Resumo: A abertura e exploração comercial da internet a partir de 1995, no Brasil, tornou-se variável-chave para compreender a interface entre a globalização e as dinâmicas territoriais do país. Tal exploração permitiu uma transformação da mercadoria-audiência (mercadoria central a ser produzida nas indústrias culturais) na informação sobre o indivíduo, definida como o tipo de informação que identifica as características, comportamentos e hábitos de consumo dos usuários de internet. O presente trabalho investiga a emergência, a consolidação e a topologia, no país, de um circuito espacial que se desenvolve a partir da produção da informação sobre o indivíduo, de sua apropriação por meio dos sites de redes sociais, meios de comunicação e outras empresas informacionais, e o seu arrendamento para os setores da publicidade e do marketing. Este estudo revelou que o aumento do uso da internet no Brasil teve estreita relação com a formação dos oligopólios globais de empresas de tecnologia. Este processo, ainda que reafirme o papel de comando econômico da metrópole de São Paulo sobre o território brasileiro, também propiciou a disseminação de pequenas empresas de internet, de marketing e de publicidade em uma vasta porção da rede urbana brasileira, a ampliação de heterarquias urbanas e a introdução da datasfera como uma nova face do espaço geográfico

Abstract: The commercial opening and exploitation of internet in Brazil in 1995 became a key variable to understand the interface between globalisation and the territorial dynamics of the country. Such exploitation allowed the transfomation of the audience commodity (the central commodity to be produced in cultural industry) into individual information, defined here as the type of information that identifies the traits, behaviors and consumption patterns of internet users. This research investigates the rise, the consolidation and topology, in Brazil, of a spatial circuit the develops from de production of this new commodity, its appropiation by internet and media companies, and its consumption by advertising and marketing sectors. This study concluded that the increase of internet usage in Brazil is closely related to the formation of technology companies oligopolies. This procces, although confirms the role of São Paulo city economic power over the Brazilian territory, also creates the dissemination of small internet companies, marketing and advertising in a great portion of the national urban network; the multiplication of urban heterarchies and; introducts the datasphere as a new trait of Geographic Space
Subject: Internet
Globalização
Território nacional
Redes sociais on-line
Indústria cultural
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Raphael Curioso Lima. A disseminação da internet e suas implicações para a dinâmica territorial brasileira  . 2019. 1 recurso online (226 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_RaphaelCuriosoLima_D.pdf6.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.