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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Disputas em torno do sentido de qualidade educacional no currículo do estado de São Paulo : os cadernos de geografia e as práticas docentes
Title Alternative: Disputes over the meaning of educational quality in the curriculum of the state of São Paulo : the notebooks of geography and teching pratices
Author: Ermani, Giovanna, 1991-
Advisor: Straforini, Rafael, 1973-
Abstract: Resumo: O presente texto apresenta a reflexão desenvolvida durante minha pesquisa de mestrado, acerca das políticas curriculares brasileiras. Concentrando essa análise no Programa São Paulo Faz Escola, identifico os discursos que permeiam a construção dessa política, bem como, aqueles que são produzidos a partir da instituição de instrumentos de currículo, tais como os "caderninhos", que visam controlar a forma com que o currículo é desenvolvido em sala de aula. Concentrando-me na relação entre o universal e o particular, utilizo a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, a fim de compreender a forma com que os professores de geografia encaram a política curricular, identificando os sentidos de escola produzidos a partir dessas políticas curriculares, que visam estabilizar um discurso hegemônico a partir da instituição de recursos pedagógicos que utilizam a didática enquanto instrumento para alcançar a qualidade da educação, acabando por limitar a autonomia docente

Abstract: The following text shows a a reflexion developed inside the time of my master research, about the Brazilian curriculum policies. Focusing this analisys in the "São Paulo Make School" (In translation to "São Paulo faz Escola"), I identify the speechs that permeate this policities stuctures, as well as, those that are produced by the curriculum instruments institution, such like the "Little notebooks", that aim to control the way the curriculum is developed inside each classroom. Focusing my attention in the relationship between universal and particular, I apply the Ernesto Laclau's Speech Theory, to comprehend the method as the geography teachers see the actual policity, diagnosing the school's sense produced from those curriculum policies, that aim to establish a hegemonic discourse from the pedagogical resources instituition that applies the didatics as a tool to achieve the education's quality, this way, limitating teacher's autonomy
Subject: Curriculos - Planejamento - São Paulo (Estado)
Ensino - Metodologia
Geografia - Estudo e ensino
Autonomia didatico-pedagogica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ERMANI, Giovanna. Disputas em torno do sentido de qualidade educacional no currículo do estado de São Paulo: os cadernos de geografia e as práticas docentes. 2019. 1 recurso online (137 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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