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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cassio Eduardo Lima de Paivapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleInfluência da resistência do subleito e intensidade do tráfego no dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil  pt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the subgrade resistance and of the traffic intensity in flexible pavements in Brazil  pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lúcia Maria Pessoa, 1986-pt_BR
dc.contributor.advisorPaiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectDesenho (Engenharia) - Dimensionamentopt_BR
dc.subjectEngenharia de trafegopt_BR
dc.subjectTrafegopt_BR
dc.subjectFundação (Engenharia)pt_BR
dc.subject.otherlanguageFlexible pavementen
dc.subject.otherlanguagePavements - Design and constructionen
dc.subject.otherlanguageTraffic engineeringen
dc.subject.otherlanguageTrafficen
dc.subject.otherlanguageFoundation (Engineering)en
dc.description.abstractResumo: O pavimento flexível é bastante utilizado no Brasil e, apesar de ser dimensionado para um período de dez anos, é comum que apresente vida útil reduzida e defeitos não saneáveis pela manutenção. Assim, pode-se supor que o defeito tenha origem congênita, no projeto do pavimento. No dimensionamento de pavimentos novos, os principais parâmetros considerados são: a resistência do subleito, o tráfego solicitante, o clima e os materiais disponíveis na região. No momento do projeto, podem existir incertezas referentes aos parâmetros que devem ser observados pelos projetistas na busca de garantir uma vida útil adequada à estrutura. Assim, o presente estudo visou avaliar as variáveis referentes à resistência do subleito e à intensidade do tráfego, nos procedimentos de dimensionamento DNIT (versão 2006) e AASHTO (versão 1993), analisando a sensibilidade desses parâmetros. Para a análise da resistência do subleito, avaliou-se a variação do CBR com a modificação da umidade de compactação, dentro da tolerância de ±2% da umidade ótima, e a resposta estrutural de pavimentos dimensionados para um subleito de boa resistência com diminuição desta característica em campo. Para a intensidade do tráfego, foi analisado o efeito da adoção de diferentes taxas de crescimento do tráfego e a resposta estrutural de pavimentos com a variação da configuração e carga dos eixos, e da pressão de inflação dos pneus. As tensões e deformações foram calculadas pelo software Elsym5. Por meio das análises foi possível estabelecer quais são os parâmetros mais importantes para cada procedimento de dimensionamento, e a importância das variações da umidade e das características dos veículos na resistência do subleito e na intensidade do tráfego, permitindo ao projetista saber a quais fatores deve atentar-se para garantir uma vida útil adequada para a estruturapt
dc.description.abstractAbstract: Flexible pavement is used widely in Brazil, and even though it is designed to last for ten years, a shorter service life and defects which cannot be corrected with maintenance are common. Therefore, it could be assumed that the defect is inherent to the pavement design. The main parameters considered when designing new pavement are: the resistance of the subgrade, traffic load, climate and materials available in the region. During the design phase, there could be uncertainties in regard to the parameters which the designer should take into account in order to guarantee an acceptable service life for the structure. As such, the purpose of this study is to evaluate the variables in relation to the resistance of the subgrade and traffic intensity in the DNIT (2006 edition) and AASHTO (1993 edition) design procedures, analyzing the sensitivity of these parameters. To analyze subgrade resistance, CBR variations were analyzed in relation to modifications in the compacting moisture, within a tolerance of ±2% of optimal moisture, and the structural response of pavements designed for a subgrade with good resistance in relation to a decrease in this parameter in the field. For traffic intensity, the effect of adopting different traffic growth rates was analyzed, as well as the structural response of pavements in relation to different axle configurations and loads, and tire inflation pressure. Stress and strain were calculated using the Elsym5 software. From these analyses it was possible to establish the most important parameters for each design procedure and the importance of variations in moisture content and vehicle characteristics on subgrade resistance and traffic intensity, enabling the designer to know which factors should be regarded to guarantee an acceptable service life for the structureen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lúcia Maria Pessoa. Influência da resistência do subleito e intensidade do tráfego no dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil  . 2019. 1 recurso online (190 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTransportespt_BR
dc.description.degreenameMestra em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFrançoso, Maria Teresapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSuzuki, Carlos Yukiopt_BR
dc.date.defense2019-08-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-12-03T14:01:48Z-
dc.date.accessioned2019-12-03T14:01:48Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T14:01:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_LuciaMariaPessoaDe_M.pdf: 3491823 bytes, checksum: c45ea6fcccbfe89df7995e4dfa322fa5 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335602-
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