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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Comparação da influência da borracha e do aditivo incorporador de ar nos concretos leves autoadensáveis
Title Alternative: Comparison of rubber and air entraining additive influence on lightwheigth self-compacting concretes  
Author: Alves, Samira Moreira, 1984-
Advisor: Barbosa, Luísa Andréia Gachet, 1970-
Abstract: Resumo: Estudos que viabilizam a reutilização de resíduos como materiais de construção, resultam na definição de alternativas ao uso de matérias primas não renováveis, buscando agregar valor ao resíduo e minimizar problemas ambientais. Entre os principais resíduos destaca-se a borracha de pneus inservíveis, tanto pela qualidade do material, como pelo volume gerado. Quanto ao viés de aprimoramento das tecnologias de concreto, a busca por características como diminuição do peso das edificações, facilidade de manuseio, aplicação e transporte, demonstram vantagens dos concretos leves autoadensáveis (CLA) frente aos concretos convencionais. A escolha de materiais que associem tais características, com melhores desempenhos mecânicos, acústicos e térmicos, veem de uma necessidade mercadológica, além de adequação a norma de desempenho das edificações ABNT NBR 15575:2013. Diante do exposto, este trabalho estudou dois grupos de concretos leves autoadensáveis (CLA): o primeiro associando argila expandida e borracha oriunda de pneus inservíveis, e o segundo combinando argila expandida e aditivo incorporador de ar, com vistas aos requisitos descritos na norma ABNT NBR 8953:2015. Foram realizados ensaios de caracterização dos materiais e do concreto nos estados fresco e endurecido, considerando as propriedades de densabilidade, densidade, resistência mecânica e desempenho acústico. Os resultados indicaram que os traços estudados atenderam aos critérios de concreto autoadensável (CAA), no estado fresco. Quanto a análise no estado endurecido, foram classificados como concretos leves autoadensáveis, com desempenho de resistência mecânica que possibilita aplicações em elementos de vedação e estruturais. Além disso, houve ganho de desempenho quanto as propriedades acústicas, tanto dos concretos emborrachados quanto dos concretos com incorporador de ar, em comparação com o concreto leve referência

Abstract: Studies that enable the reuse of waste as building materials result in the definition of alternatives to the use of non-renewable raw materials, seeking to add value to the waste and minimize environmental problems. Among the main residues is the rubber of unserviceable tires, due to both the quality of the material and the volume generated. Regarding the improvement of the concrete technologies, the search for characteristics such as reduced weight of buildings, ease of handling, application and transport, demonstrate advantages of lightweight self-compacting concrete (LSCC) over conventional concretes. The choice of the materials that associate such characteristics, with better mechanical, acoustic and thermal performance, comes from a marketing necessity, in addition to the performance standard of buildings ABNT NBR 15575: 2013. Given the above, this work studied two groups of lightweight self-compacting concrete (LSCC): the first associating expanded clay and rubber from unserviceable tires, and the second combining expanded clay and air entraining additive, in view of the requirements described in ABNT NBR 8953: 2015. Material and concrete characterization tests were performed in the fresh and hardened states, considering properties of densability, density, mechanical strength and acoustic performances. The results indicated that the traits studied met the criteria of self-compacting concrete (SCC) in the fresh state. As for the analysis in the hardened state, they were classified as lightweight self- compacting concretes, with mechanical resistance performance that allows applications in structural and sealing elements. In addition, there was a gain in performance regarding the acoustic properties of both rubberized concretes and concretes with air entraining additive compared to reference lightweight concrete
Subject: Concreto leve autoadensável
Argila expandida
Borracha
Concreto com ar incorporado
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Samira Moreira. Comparação da influência da borracha e do aditivo incorporador de ar nos concretos leves autoadensáveis. 2019. 1 recurso online (117 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

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