Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335420
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
Title Alternative: The making of pop idol in music reality show programs : about The Voice Brazil program
Author: Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
Advisor: Paiva, Jose Eduardo Ribeiro de, 1959-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a construção do ídolo musical moderno em programas de reality show musical. Como se configuram as estratégias de seleção, idealização, e promoção deste no imaginário popular a partir da visibilidade e audiência televisiva. Nesse sentido, é importante salientar que analisaremos os reality shows nacionais, com foco no estudo do reality The Voice Brasil, pelo formato diferenciado de apresentação dos artistas em relação às demais atrações. Aliado a isso, analisaremos, também, a conformação de certa tendência da televisão, que seria atender a algumas lógicas: a da própria mídia televisiva, a hibridização com a virtualidade da internet e redes sociais, e à lógica da indústria da música, percebendo as possíveis tensões que possam vir a existir na difusão de imagens e sons para um público consumidor, ouvinte, e que tem poder de veto e definição dos que seguirão no programa, e do vencedor da atração

Abstract: This research aims to understand the construction of the modern musical idol in music reality show programs. How are the strategies of selection, idealization, and promotion of this in the popular imagination from the visibility and television audience. In this sense, it is important to note that we will analyze the national reality shows, focusing on the study of reality The Voice Brazil, by the different presentation format of the artists in relation to the other attractions. Allied to this, we will also analyze the conformation of a certain tendency of television, which would be to attend to some logics: that of the television media itself, the hybridization with the virtuality of the internet and social networks, and the logic of the music industry, perceiving the possible tensions that may exist in the diffusion of images and sounds to a consumer audience, listener, and that has the power of veto and definition of those who will follow in the program, and the winner of the attraction
Subject: The Voice Brasil (Programa de televisão)
Indústria cultural
Indústria - Fonográfica
Música popular
Reality shows (Programas de televisão)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335420. Acesso em: 8 nov. 2019.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_AndersonEslieLeiteDe_D.pdf986.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.