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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Performações Cassândricas : cultivando artista e obras por meio dos Feminismos como cuidado de si = Cassandric performances:
Title Alternative: Cassandric performances : cultivating artist and work though Feminisms as care of the self
Author: Nunes, Aline, 1980-
Advisor: Navarro, Grácia Maria, 1965-
Abstract: Resumo: A presente tese de doutorado quer demonstrar um modo de pesquisar e criar em Artes da Cena que tem como princípio motor a atenção feminista a si mesma como meio de criação performativa que imbrica profundamente arte e vida, ética e estética, público e privado. Aqui estarão descritos e analisados os meios e procedimentos empreendidos na criação de 5 obras, gestadas pela artista nos quatro anos de investigação, a saber: as "Performações Cassândricas", série de 3 Programas Performativos ¿ "Mulher de vestido vermelho raspa a cabeça em praça pública", "Cassandra anda¿ Cassandra escuta¿ Cassandra canta" e "Converso sobre assuntos de mulher" ¿ além da obra híbrida, de caráter instalativo, com espaços dilatados de inacabamento e aberturas à participação do público, intitulada "A Cabeça da Cassandra"; e esta tese. Tomamos como referenciais teóricos os modos de fazer próprios da performance art, as diversas práticas decoloniais, as antigas práticas de cuidado de si e estetização da vida resgatadas no final da obra de Michel Foucault, bem como suas leituras pelos feminismos contemporâneos como exercício ético, que aqui são meios de uma composição cênica que se manifesta, principalmente, a partir do espaço público e é empreendida por um corpo feminino. Esta investigação configura um recorte da vida deste corpo de mulher em uma atenção que transborda do singular, da pesquisadora, para o plural, das mulheres e histórias que cruzaram seu caminho no decorrer destes quatro anos de doutoramento. Ao longo deste trabalho ficarão claros os processos de interdição a que os discursos das mulheres estão expostos, contudo, não se trata de dizer onde a artista tem seu discurso interditado como indivíduo, mas como as interdições que sofreu no exercício de seu ofício, são reflexos das interdições a que todas nós estamos expostas. A maneira como todas estas informações e afetos perpassam o corpo da pesquisadora e são compreendidas como material vivo que compõe as obras. Tal material modifica a subjetividade da artista, que por meio do cuidado de si, busca um modo de se auto-compreender livre dos engessamentos das ideias fixas sobre si mesma. Assim sendo, desde as práticas cotidianas até o encontro com o público, dos regimes de trabalhos físicos, às conversas com mulheres em ação performativa, tudo interfere e compõe as práticas de uma vida estetizada, e são vozes fundamentais na criação desta pesquisa em artes cênicas

Abstract: The present doctoral thesis intends to demonstrate a form of researching and creating in the Arts of the Scene that has as its driving force feminist attention towards oneself as a means of performative creation which profoundly interweaves art and life, ethics and aesthetics, public and private. I shall herein describe and analyse the means and procedures employed in the creation of five works conceived by the artist in the four years of investigation. The works are: "Cassandric Performances", a series of three performative programmes ¿"Woman in red dress shaves her head in public space", "Cassandra walks¿ Cassandra listens¿ Cassandra sings" and "Conversations on topics relating to women" ¿ as well as the hybrid installation piece with unfinished open spaces for participation of the public, entitled "Cassandra¿s Head"; and the present thesis. As theoretical reference, we call upon modes of operation from performance art, various decolonial practices, ancient practices of care of the self and aestheticization of life taken from Michel Foucault¿s late works, as well as readings thereof from contemporary feminisms as ethical exercise, herein adopted as means of scenic composition manifesting itself chiefly in public space and undertaken by a female body. This investigation is a cut from the life of this female body in a kind of attention that overflows the singularity of the researcher onto the plurality of the women and stories that crossed the paths of this four-year research. In the course of this work, the processes of interdiction to which female discourse is exposed shall become clear. However, it is not a matter of pointing out the places where this artist¿s discourse is individually interdicted, rather observe how the interdictions suffered in the exercise of one¿s occupation are reflexes of the interdictions to which we, as women, are all exposed. And the ways in which all this information and affections traverses the researcher¿s body and are understood as living material in the composition of the works. This material, by means of the care of the self, alters the artist¿s subjectivity in a search for modes of self-comprehension free from fixed ideas about oneself. Therefore everything ¿ from daily practices to encounters with the public, from physical work to the conversations with women in performative practices ¿ interferes and composes the practices of an aestheticized life and are fundamental voices in this research into scenic arts
Subject: Cuidado de si
Feminismo
Performatividade
Performance (Arte)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NUNES, Aline. Performações Cassândricas: cultivando artista e obras por meio dos Feminismos como cuidado de si = Cassandric performances:. 2019. 1 recurso online (340 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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