Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335286
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Corpo, narrativa e identidade através da dança : análise das experiências como intérprete-criador
Title Alternative: Body, narrative and identity through dance : analysis of experiences as interpreter-creator
Author: Lima, Flavio, 1968-
Advisor: Cavrell, Holly Elizabeth, 1955-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa analisa a relação do artista bailarino no contexto da dança contemporânea produzida no Balé da Cidade de São Paulo ao longo dos anos de 1993 a 1996, durante a gestão artística de Ivonice Satie. O texto propõe uma reflexão sobre o modo de organização do corpo, ou seja, de que forma o processo diário de preparação corporal por meio das aulas de balé clássico e dança moderna/contemporânea dialoga com a materialidade corporal desenvolvida nas produções coreográficas, ou seja, servindo como facilitador e motivador no processo criativo. São desenvolvidos questionamentos e reflexões sobre esse diálogo da preparação corporal com a obra cênica e sobre a corroboração da formação técnica em dança moderna/contemporânea em uma atuação criativa. Ao mesmo tempo, analisa-se qual seria a influência do intérprete de dança no processo de criação, reverberando no ato de coreografar como modificador e/ou catalisador das possíveis poéticas analisadas

Abstract: This research analyzes the relations artists-dancers created using contemporary dance as a context at the Sao Paulo City Ballet from 1993 to 1996, while Ivonice Satie was artistic director. The text proposes a reflection about the way in which the body was organized, that is, how the daily, bodily preparation process talked to the corporeal materiality that was developed in choreographic productions using ballet and modern/contemporary dance classes as a base, thus serving as facilitators and drivers in the creative process. Questions and reflections are developed around this dialogue between bodily preparation and the scenic work, and about the corroboration of the technical education in modern/contemporary dance during creative interaction. Similarly, it analyzes what would be dance interpreters¿ influence in the creative process, which reverberates in the act of choreographing as a modifier and/or catalyst in the possible poetics [sic] under analysis
Subject: Linguagem corporal
Dança moderna
Dança contemporânea
Coreografia
Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LIMA, Flavio. Corpo, narrativa e identidade através da dança: análise das experiências como intérprete-criador. 2019. 1 recurso online (94 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_FlavioBezerraDe_M.pdf4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.