Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335255
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
Title Alternative: Attitude of the nurses of a public teaching hospital regarding the nursing process
Author: Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
Advisor: Carmona, Elenice Valentim, 1976-
Abstract: Resumo: O Processo de Enfermagem (PE) combina os desejáveis elementos da arte da enfermagem com relevantes elementos de sua ciência. Também foi pensado como uma abordagem interativa e interpessoal, um método de resolução de problemas e um processo de tomada de decisão, que serve como estrutura para o cuidado de enfermagem. Objetivo: mensurar as atitudes dos enfermeiros sobre Processo de Enfermagem em hospital público de ensino. Os objetivos específicos foram: caracterizar a amostra de enfermeiros, considerando experiência clínica e educação continuada; identificar possíveis associações entre características dos sujeitos e de seu contexto de trabalho com a realização do PE e uso de Classificações de Enfermagem. Método: estudo transversal e analítico. Utilizou-se uma ficha de caracterização da amostra e o instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem (PPE) para a coleta de dados. Esse instrumento mensura a atitude do enfermeiro em relação ao PE, sendo utilizada uma Escala tipo Likert de 1 a 7, em que o número "1" representa a pior atitude e o "7" a melhor atitude possível sobre cada aspecto indagado. São 20 itens a serem consideradas quanto ao PE, sendo que o valor mínimo pode ser 20 (todas as respostas sendo 1) e o máximo 140 (todas as respostas sendo 7). Os sujeitos foram enfermeiros de um hospital público de ensino. As variáveis foram analisadas pelos testes Mann-Whitney, t de Student, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis, coeficiente de correlação de Spearman e modelos de regressão múltipla hierárquicos, conforme apropriado. Resultados: amostra composta por 226 enfermeiros, sendo que 80,5% (182) afirmaram que realizam o Processo de Enfermagem diariamente e 85,4% (193) utilizam Classificações de Enfermagem. O escore médio do instrumento foi 102,50 (DP=21,76). O item "rotineiro/criativo" apresentou escore mais baixo (3,54), enquanto que "sem importância/importante" apresentou escore mais alto (5,81). A satisfação do enfermeiro com o setor de trabalho e com sua carreira foram positivamente relacionados ao escore médio da escala de atitudes. Quanto maior a satisfação com a carreira, maior a média desse escore. Enfermeiros que realizam diagnóstico de enfermagem e desenvolvem pesquisas sobre a temática, de forma "moderada" a "muita", também possuem maiores médias na escala supracitada. Conclusão: os enfermeiros são favoráveis e apresentam atitudes positivas quanto ao Processo de Enfermagem, além de o considerarem importante, porém rotineiro. Embora sejam enfermeiros que atual em hospital de ensino, "nada" a "pouco" foi o contato que assinalaram ter com pesquisas, aulas e eventos sobre PE. O que demanda estratégias para envolve-los com essas atividades

Abstract: The Nursing Process (NP) combines the desirable elements of nursing art with relevant elements of its science. It was also developed as an interactive and interpersonal approach, a problem-solving method, and a decision-making process that serves as a framework for nursing care. Objective: to measure nurses' attitudes about Nursing Process in public teaching hospital. The specific objectives were: to characterize nurses sample, considering clinical experience and continuing education; to identify possible associations between sample characteristics and working context with implementation of NP and use of Nursing Classifications. Method: cross-sectional and analytical study. A sample characterization formulary and the tool "Positions on Nursing Process" were used for data collection. This tool measures nurse's attitude towards the NP, using a Likert scale from 1 to 7: "1" represents the worst attitude and "7" the best attitude possible on each aspect investigated. There are 20 items to be considered regarding NP, with a minimum value of 20 (all answers being 1) and a maximum of 140 (all answers being 7). The subjects were nurses from a public teaching hospital. Variables were analyzed by the Mann-Whitney, Student t, Chi-square, Kruskal-Wallis, Spearman correlation coefficient and hierarchical multiple regression models, as appropriate. Results: sample is composed by 226 nurses, 80.5% (182) perform Nursing Process daily and 85.4% (193) apply Nursing Classifications. The mean score of the tool was 102.50 (SD=21,76). The item "Routine/Creative" had the lowest score (3,54), while "Unimportant/Important" had the highest one (5,81). Nurses' satisfaction on workplace and their careers were positively related to the average score of the attitudes scale on NP. The greater is the career satisfaction, the greater is the average score. Nurses who perform nursing diagnosis and develop research on studied theme, from "moderate" to "a lot", also have higher averages in the aforementioned scale. Conclusion: nurses are favorable and have positive attitudes regarding Nursing Process, in addition to considering its important, but routine. Although they are current nurses in teaching hospital, "nothing" to "little" was their contact with research, classes and events about NP. What demands strategies to involve them in these activities
Subject: Processo de enfermagem
Atitude do pessoal de saúde
Enfermeiras e enfermeiros
Papel do profissional de enfermagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALMEIDA, Beatriz Pera de. Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem. 2018. 1 recurso online (55 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FENF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_BeatrizPeraDe_M.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.