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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Área trafegada com diferentes configurações de plantio e seus efeitos nos atributos do solo e produtividade da cana-de-açúcar
Title Alternative: Traffic area with different planting settings and its effects on soil attributes and productivity of sugarcane
Author: Castioni, Guilherme Adalberto Ferreira, 1985-
Advisor: Souza, Zigomar Menezes de, 1970-
Abstract: Resumo: A mecanização aumentou a viabilidade operacional da colheita da cana-de-açucar e gerou benefícios para o setor, no entanto algumas externalidades negativas dentre as quais pode se destacar a intesificação do processo de compactação do solo e sua contribuição para os baixos indices de produtividade alcançados nos ultimos anos. Uma alternativa para a diminuição do tráfego nos canaviais é a alterar a configuração do espaçamento de plantio do método convencional, para linhas combinadas, alternadas ou equidistantes, com vistas a diminuir a compactação do solo. Esse estudo teve como objetivo analisar o impacto do tráfego de máquinas realizado em diferentes configurações de plantio sobre os atributos do solo e do sistema radicular da cana-de-açúcar avaliado em duas safras agrícolas, em experimento de campo com os seguintes tratamentos: 1- Espaçamento referência ¿ espaçamento simples com 1,50 m entrelinhas; 2- espaçamento combinado duplo ¿ espaçamento de 0,90 x 1,50 m entrelinhas duplas; 3- espaçamento combinado triplo ¿ espaçamento de 0,75 x 0,75 x 1,50 m entrelinhas; 4- plantio geométrico de precisão com espaçamento de 0,75 x 0,75 m entre plantas e entrelinhas. Os atributos do solo avaliados foram: densidade solo, porosidade do solo, resistência do solo à penetração e conteúdo de água. O solo foi amostrado nas linhas de plantio e do rodado, nas camadas de 0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m, 0,20-0,40 m, 0,40-0,60 m e 0,60-1,00 m. A qualidade física do solo foi avaliada por meio do intervalo hídrico ótimo (IHO) e capacidade de suporte de carga do solo (CSC). Amostras de colmo foram coletadas em cada parcela para determinação das variáveis tecnológicas e, as raízes foram coletadas por meio de uma sonda de aço e separadas do solo por peneiramento. Os modelos de CSC do solo evidenciam que os espaçamentos referência e combinado duplo promoveram maiores valores de pressão de pré-consolidação na cana planta. O espaçamento referência apresentou maiores densidade de restrição ao sistema radicular tanto para resistência do solo à penetração quanto para densidade do solo. O espaçamento com plantio geométrico de precisão apresentou maior biomassa radicular e produtividade na cana planta. O intervalo hídrico ótimo foi sensível as alterações promovidas pelo tráfego de máquinas e demonstrou melhor qualidade física do solo nos tratamentos com redução de tráfego de máquinas

Abstract: Mechanization increased the operational viability of the sugarcane harvest and generated benefits for the sector, however some negative externalities among which may be the intesification of the process of soil compaction and its contribution to the low productivity indices achieved in the last years. An alternative to reducing traffic in sugarcane is to change the planting spacing configuration of the conventional method for combined or alternating or equidistant lines in order to reduce soil compaction. The objective of this study was to analyze the impact of machine traffic in different planting configurations on the attributes of the soil and root system of sugarcane evaluated in two agricultural crops in a field experiment with the following treatments: 1- Reference spacing - single spacing with 1.50 m between rows; 2- double combined spacing - spacing of 0.90 x 1.50 m between double lines; 3- triple combined spacing - spacing of 0.75 x 0.75 x 1.50 m between rows; 4- Precision geometric planting with spacing of 0.75 x 0.75 m between plants and between the lines. The soil attributes evaluated were: soil density, soil porosity, soil penetration resistance and water content. The soil was sampled in the planting and rolling lines, in the layers of 0.00-0.10 m, 0.10-0.20 m, 0.20-0.40 m, 0.40-0.60 m 0.60-1.00 m. The soil physical quality was evaluated by means of the optimal water range (IHO) and soil load bearing capacity (CSC). That stem samples were collected in each plot to determine the technological variables, and the roots were collected by means of a steel probe and separated from the soil by sieving. The soil CSC models showed that the reference and double combined spacings promoted higher values ??of pre-consolidation pressure in the cane plant. The reference spacing presented higher density of restriction to the root system for both soil resistance to penetration and soil density. The spacing with precision geometric planting showed higher root biomass and productivity in the plant cane. The optimum water range was sensitive to the changes promoted by the traffic of machines and showed better soil physical quality in the treatments with reduced traffic of machines
Subject: Sistema radicular
Solo - Manejo
Cana-de-açúcar
Trafego
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CASTIONI, Guilherme Adalberto Ferreira. Área trafegada com diferentes configurações de plantio e seus efeitos nos atributos do solo e produtividade da cana-de-açúcar. 2017. 1 recurso online (118 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

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