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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Title Alternative: Effect of military physical training on physical performance indicator of students from the Preparatory School of Army Cadetes
Author: Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
Advisor: Borin, João Paulo 1966-
Abstract: Resumo: O Exército Brasileiro tem a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) como porta de entrada para a carreira de oficial combatente. Dentre diversas disciplinas curriculares, o treinamento físico militar (TFM) é a responsável por desenvolver a aptidão física dos alunos, além de prepará-los para o combate, bem como elevar os níveis de confiança e motivação. Porém são escassas as informações quanto as respostas dos alunos durante a realização do TFM. Assim, o presente estudo teve por objetivo verificar o efeito do TFM em indicadores de desempenho físico dos alunos, durante o ano letivo na EsPCEx. Participaram da presente pesquisa 305 homens com idade entre 18 e 21 anos, regularmente matriculados na EsPCEx e distribuídos em três companhias de alunos. Em todos os dias de TFM foi monitorada a carga interna (Foster et al, 1998), a qualidade da recuperação (Kenta, Hassmén, 1998) e anotado o conteúdo de treinamento. Para avaliar os indicadores de desempenho físico foram realizados testes motores, corrida de 3000 metros, natação de 50 metros, repetição máxima de flexão de braços, repetição máxima de flexão na barra e teste de repetição máxima de abdominal, em três momentos: antes do inicio (M0), após 12 semanas (M1) e na 19ª semana. Após coleta, os dados foram analisados com teste não-paramétrico de Kruskal-wallis para medidas descritivas da carga e conteúdo de treinamento, bem como aplicada a técnica de análise de variância para modelo de medidas repetidas em grupos independentes, complementado com o teste de comparações múltiplas de Bonferroni, para verificar as medidas descritivas dos testes segundo companhia e momento de avaliação (p<0,05). Os principais resultados apontam para: i) quanto ao conteúdo, há o predomínio da resistência aeróbia associado a resistência de força, com 34,04% na 1ª companhia, 39,21% na 2ª companhia e 34,19% na 3ª companhia; ii) nos testes motores, em todas as companhias houve melhora no desempenho (p<0,05) e, por fim, a carga interna apresentou distribuição ondulatória. Conclui-se assim que a organização do conteúdo e carga aplicada tem gerado efeito positivo no desempenho de alunos do exército

Abstract: The Brazilian Army has the Preparatory School of Army Cadets (EsPCEx) as a gateway to the career of a combatant officer. Among several curricular subjects, military physical training (TFM) is the matter responsible for developing the physical fitness of students, in addition to preparing them for combat, as well as raising the levels of confidence and motivation. However, information about the student's response during the performance of the TFM is scarce. Thus, the aim of the present study was to verify the effect of TFM on indicators of physical performance of students during the school year of EsPCEx. 305 men aged between 18 and 21 years old, regularly enrolled in EsPCEx and distributed in three companies participated in this study. In all days of TFM as monitored the internal load (Foster et al. 1998), the quality recovery (Kenta, Hassmén, 1998) and annotated the training content. To evaluate the physical performance indicators, motor tests were performed, 3000 meters run, swimming 50 meters, maximum repetition of arm flexion, maximal repetition of flexion in the bar and maximum repetition of abdominal test, in three moments: before de beginning (M0), after 12 weeks (M1) and in the 19th week. After collect, data were analyzed using a non-parametric Kruskal-Wallis test for descriptive measures of load and training content, as well as applied the variance analysis technique for repeated measures model in independent groups, complemented with the Bonferroni multiples comparisons test, to verify the descriptive measurements of the tests according to the company and evaluation moment (p<0.05). The main results point to: i) as to the content, there is the predominance of aerobic resistance associated with strength resistance with 34.04% in the 1st company, 39.21% in the 2nd company and 34.19% in the 3rd company; ii) in the motor tests, in all companies there was improvement in performance (p<0.05) and, finally, the internal load presented wavy distribution. It is concluded that the organization of content and applied load has generated positive effect on the performance of Army students
Subject: Militares
Treinamento fisico
Indicadores de desempenho
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Bruno Eduardo Nascimento. Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. 2019. 1 recurso online (54 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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