Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335035
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
Title Alternative: Pedagogical feedback constructed from candidates' choices of alternatives in ENEM physics items
Author: Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
Advisor: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Abstract: Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é o maior exame de larga escala de caráter de seleção para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Assim, tem grande importância no cenário educacional brasileiro, seja ele da iniciativa pública ou privada. No entanto, essa característica só se tornou presente após a reestruturação do exame em 2009, quando passa a ter esse caráter em detrimento de ser um exame de avaliação dos estudantes ao fim do Ensino Básico. A prova reformulada ganha aspectos diferentes, e com seus diferentes objetivos, passa a ter também diferentes potencialidades de utilização de seus resultados por professores e demais agentes escolares. Utilizando os resultados do Enem de forma a viabilizar informações à esses agentes acerca do desempenho dos estudantes abre a porta para que o Enem seja utilizado também como uma avaliação formativa. O objetivo deste trabalho é, então, entender como o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio é afetado por suas condições socioeconômicas, e fornecer tais resultados estruturados na forma de devolutiva pedagógica a professores para que sejam utilizadas como ferramenta que cause reflexão acerca da prática docente. Para isso, utilizamos os microdados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão elaborador do Enem, que contem os resultados de todos os candidatos do Enem. Classificamos, a partir destas informações, os candidatos concluintes do Ensino Médio de acordo com uma escala de índice socioeconômico, para confrontar tal informação com o desempenho obtido pelo candidato, através da análise das respostas dadas por ele em cada uma das questões de Física dos exames dos anos de 2014 e 2015. Ao fazer essas análises, elas foram organizadas em devolutivas pedagógicas apresentadas a um grupo de professores de Física que foram entrevistados para entender como se dá a relação destes com o exame, a percepção que eles têm da relação de seus alunos com o exame, como também entender as potencialidades de utilização de devolutivas pedagógicas como ferramentas de ensino. Nossos resultados levam para as conclusões que o socioeconômico influencia o desempenho dos estudantes, através de fatores que compõem a caracterização socioeconômica, como o capital cultural dos estudantes, que os levam a ter diferentes atitudes frente à escola, ao exame, e aos conteúdos de Física especificamente. Os resultados também comprovam que devolutivas pedagógicas são poderosas ferramentas de ensino, desde que estejam acessíveis aos professores e interessados, tanto no aspecto direto de obtenção de tais documentos como no sentido de estar numa estrutura que permita sua correta leitura e interpretação

Abstract: The Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, is the biggest large-scale exam for admission universities or colleges in the country. Thus, it has great importance in the Brazilian educational scenario, whether it be public or private initiative. However, this characteristic only became present after the restructure of the exam in 2009, when it began to have this characteristic to the detriment of being a evaluation test of students at the end of Basic Education. The reformulated test gains different aspects, and with its different objectives, it also has different potentialities of using its results by teachers and other school agents. Using the results of the Enem in order to provide information to these agents about student performance opens the door for the Enem also to be used as a formative evaluation. The objective of this work is to understand how the performance of the high school students is affected by their socioeconomic conditions and to provide such structured results in the form of a pedagogical devolutives to teachers so that they can be used as a tool that causes reflection on the teaching practice. To do this, we use the microdata provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), the organ responsible for the Enem, which contains the results of all the Enem candidates. Based on this information, we classify the High School concluding candidates according to a scale of socioeconomic index to compare this information with the performance obtained by the candidate, through the analysis of the answers given by him in each of the questions of Physics of the exams of the years 2014 and 2015. After these analyzes, they were organized in pedagogical devolutives presented to a group of physics teachers who were interviewed to understand how the relation of these teachers with the examination occurs, the perception that they have of the relation of their students with the exam, but also to understand the potentialities of using pedagogical devolutives as teaching tools. Our results lead to the conclusions that the socioeconomic influences students' performance, through factors that compose the socioeconomic characterization, such as the cultural capital of the students, that lead them to have different attitudes towards the school, the exam, and the contents of Physics specifically. The results also prove that pedagogic devolutives are powerful teaching tools, as long as they are accessible to teachers and stakeholders, both in the direct aspect of obtaining such documents and in the sense of being in a structure that allows their correct reading and interpretation
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Devolutiva pedagógica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SPAZZIANI, Giuliano Perina. Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM. 2019. 1 recurso online (258 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Spazziani_GiulianoPerina_M.pdf12.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.