Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335031
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade
Title Alternative: Contributions to teacher education in engineering courses: their importance and necessity
Author: Candido, Jorge, 1962-
Advisor: Barreto, Gilmar, 1958-
Abstract: Resumo: O ensino superior e as engenharias estão passando por grandes transformações, por exemplo, o avanço das tecnologias de comunicação e de informação impactam na formação dos novos engenheiros. Esta tese apresenta como proposta um programa de formação pedagógica para atender as necessidades dos docentes dos cursos das engenharias. A tese apresenta um levantamento histórico das engenharias a nível nacional e onde constatamos a falta de uma política para implantação de novos cursos das engenharias. A partir da década de 1990 iniciou um processo de crescimento, onde o número de cursos e de instituições de ensino superior superaram os cursos e as instituições de ensino públicas existentes. Neste cenário de crescimento foi possível observar que, embora novos cursos tenham sido criados, não foram concebidos os devidos indicadores que possibilitassem avaliar a qualidade do ensino atualmente oferecido nas escolas de engenharia. Tampouco foram criadas soluções para reduzir o número de evasões e reprovações existentes. As novas matrizes curriculares aos cursos de engenharia possibilitaram aos cursos tornarem-se mais flexíveis, atendendo a uma demanda da sociedade cada vez mais exigente. Estas mudanças procuravam atender os requisitos das diretrizes curriculares nacionais, que propunham mudanças no atual modelo de ensino, no entanto essas mudanças esbarram na resistência do próprio docente, em querer discutir soluções aos atuais problemas do ensino nas engenharias. A proposta inovadora desta tese, apresenta a criação de um programa de formação pedagógica, que vem de encontro com o que mais vem chamando a atenção nos últimos anos: A falta de experiência dos docentes dos cursos das engenharias, para atuar em sala de aula, a falta de experiência destes docentes em utilizar as novas metodologias de ensino, como consequência desta inexperiência, tem aumentado o índice de reprovação e evasão nos primeiros anos de curso. Ou seja, esta proposta é inovadora porque procura dar uma formação pedagógica ao engenheiro/doutor recém-formado, que ingressa no magistério superior, sem qualquer experiência docente, sendo está, uma proposta viável de ser implantada em todos os cursos de graduação de engenharia

Abstract: University education and the Engineering are going through great transformations, for example, the progress of communication and information technologies affect the new engineer formation. This thesis presents as a tender a pedagogical formation program to assist the faculty needs from the engineering programs. The thesis presents an historical survey from the Engineering on a national level where we find a lack of deployment policy for new engineering courses. From 1990 decade a growth process began where the number of courses and higher education institutions surpassed the courses and the higher education public institutions already in place. In this growth scenario it was possible to observe that although new course had been created it wasn't designed the right indicators that could evaluate the learning quality currently offered on the Engineering schools. Neither were created solutions to reduce the number of evasions and reprobation prevailing. The new curricular matrices to the Engineering courses enables the course to become more flexible, answering the demands of a more demanding society. These changing seek to attend the requirements of the national curricular matrices, that proposes changes at the actual learning model, however these changes collides with the own faculty resistance of discussing solutions to the actual Engineering learning problems. This thesis innovative proposal, presents the creation of pedagogical formation program, that comes to meet what has more called attention in the last years. The faculty lack of experience from engineering courses to act in the classroom, their lack of experience to use new teaching methodologies, because of this inexperience, the failure rate and first year evasion has increased. In other words, this proposal is innovating because it seeks to give a pedagogical formation to the Engineer/doctor newly graduate that enters the superior teaching without any teaching experience, being this a viable proposal to implant in all engineering graduation
Subject: Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Engenharia - Estudo e ensino (Superior)
Engenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CANDIDO, Jorge. Contribuições para a formação docente em cursos de engenharia: sua importância e necessidade. 2019. 1 recurso online (263 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Candido_Jorge_D.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.