Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334972
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O uso da fotografia pela Revista Pesquisa Fapesp : Fotolab: aproximações entre ciência e arte na divulgação científica
Title Alternative: The use of photography by Pesquisa Fapesp magazine : approaches between science and art in public dissemination of science
Author: Medina, Erik Nardini, 1988-
Advisor: Camargo, Vera Regina Toledo, 1957-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões sobre a temática da fotografia no universo da divulgação científica. Apresentaremos uma investigação da seção FOTOLAB, da Revista Pesquisa FAPESP, cujo período apurado compreende o intervalo de novembro de 2011, quando a seção começou a se chamar FOTOLAB, a dezembro de 2017, totalizando 74 exemplares do periódico e igual número de imagens. Para pensarmos o objeto de estudo utilizaremos uma metodologia híbrida que contempla elementos de estudo de caso e análise de conteúdo, buscando assim evitar uma visão comprometida e direcionada sobre o corpus em questão. Para além do objeto de estudo veremos um panorama, nos cinco capítulos, sobre a invenção da fotografia ¿ recuperando brevemente a história dessa invenção e rememorando a importância de Hercules Florence para tal feito; proporemos reflexões sobre a adoção e consequente uso da fotografia na ciência e nos dedicaremos a entender melhor o que é percebido como fotografia científica e de que forma se dão suas aplicações. Refletiremos sobre as noções de objetividade e verdade fotográfica convidando para o nosso pensamento autores que permitirão uma investigação menos superficial sobre a imagem, considerando o processo de criação em si e as condições de produção. Proporemos no final da investigação algumas observações a respeito da heterogeneidade da imagem fotográfica científica (mas que pode ser aplicada a toda imagem fotográfica) e como essa característica constitui caráter fundante para discutirmos sobre a noção de arte fotográfica. Finalmente, este estudo busca compreender e revelar a importância da seção FOTOLAB e as formas como articula imagens, divulgação científica e arte, três elementos que, concluímos, não são excludentes dentro de uma noção de cultura científica

Abstract: This research aims to broaden the discussions about photography in the universe of public dissemination of science. We will present an investigation of the FOTOLAB section of Pesquisa FAPESP magazine, whose period includes the interval of November 2011, when the section began to be called FOTOLAB, until December 2017, counting 74 editions of the magazine and an equal number of images. In order to think about the object of study, we will use a hybrid methodology that includes elements of case study and content analysis, in order to avoid a committed and directed view about the corpus. Beyond the object of study we will see a panorama, in five chapters, regarding the invention of photography ¿ briefly recovering the history of this invention and recalling the importance of Hercules Florence in this process; we will propose reflections on the adoption and consequent use of photography in science and will devote ourselves to better understand what is perceived as scientific photography and in what form its applications are given. We will reflect on the notions of objectivity and photographic truth by inviting to our thinking authors who will allow a less superficial investigation of the image, considering the process of creation itself and the conditions of production. We will propose at the end of the research some observations about the heterogeneity of the scientific photographic image (but that can be applied to every photographic image) and how these elements constitute a founding character to discuss the notion of photographic art. Finally, this study seeks to understand and reveal the importance of the FOTOLAB section and the ways in which it articulates images, scientific dissemination and art, three elements that, we conclude, are not exclusive within a notion of scientific culture
Subject: Fotografia
Divulgação científica
Arte e ciência
Jornalismo científico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MEDINA, Erik Nardini. O uso da fotografia pela Revista Pesquisa Fapesp: Fotolab: aproximações entre ciência e arte na divulgação científica. 2019. 1 recurso online (214 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Medina_ErikNardini_M.pdf16.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.