Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334962
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
Title Alternative: Controversy between action at a distance and contact action : historical approach with implication in teaching
Author: Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
Advisor: Assis, André K. T. (André Koch Torres), 1962-
Abstract: Resumo: Discute-se o método científico, a estrutura conceitual da física, a aprendizagem significativa e a utilização de controvérsias no ensino de ciências. Apresenta-se então o debate sobre como ocorre a interação entre os corpos, com a análise concentrada nas interações gravitacionais, elétricas e magnéticas. Em particular é discutido se a interação ocorre através de uma ação a distância entre os corpos, ou se ocorre por contato. Neste último caso concentra-se a análise no contato através do campo gravitacional, do campo elétrico ou do campo magnético. São apresentadas experiências simples que podem ser feitas em sala de aula ilustrando esses fenômenos. Em seguida mostra-se a explicação desses fenômenos por ação a distância, assim como por ação por contato através do campo. É apresentado um estudo crítico com as várias definições e propriedades do conceito de campo. São apresentadas implicações desse estudo para o ensino de física. Em particular analisa-se a comparação de modelos teóricos distintos para explicar um mesmo conjunto de fenômenos experimentais

Abstract: We discuss the scientific method, the conceptual structure of physics, meaningful learning and the utilization of controversies in science teaching. We present the debate on the gravitational, electric and magnetic interaction between bodies. In particular, we discuss if the interaction takes place with the bodies at a distance from one another, or if it happens by contact. In this last situation, we analyze the contact through gravitational, electric and magnetic fields. We present simple experiments which can be utilized in the classroom illustrating these phenomena. We then explain these phenomena utilizing action at a distance and also utilizing contact through the field. We present a critical analysis of the many definitions and properties of the field concept. We discuss implications of this study for the teaching of physics. In particular, we analyze the comparison of different theoretical models in order to explain a single set of experimental phenomena
Subject: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Aprendizagem por atividades
Ciência - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_DanielDosAnjos_M.pdf724.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.