Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334959
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A "arte como veículo" para a formação humana : considerações sobre o trabalho de Jerzy Grotowski à luz da pedagogia histórico-crítica
Title Alternative: Art as vehicle for human education : considerations about Jerzy Grotowski's work in the light of historical-critical pedagogy
Author: Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
Advisor: Saviani, Dermeval, 1944-
Abstract: Resumo: O presente trabalho procura estabelecer uma leitura possível do conceito de "arte como veículo" referente a última fase de trabalhos do diretor teatral polonês Jerzy Grotowski através da lente analítica de uma teoria pedagógica, qual seja, a Pedagogia histórico-crítica. A tese é sustentada pelo entendimento de que a "arte como veículo" constitui uma síntese da trajetória das idéias de Grotowski orientada para os modos como o atuante apropria-se de seu próprio discurso artístico no processo criativo, transformando-se. Na medida em que esta transformação constitui aspecto relacionado à formação humana, as categorias analíticas da Pedagogia histórico-crítica constituem contribuição impar para a compreensão das artes cênicas como processo de produção do conhecimento, ao mesmo tempo que propiciam novos modos de compreensão para a obra de um dos mais importantes influenciadores do teatro contemporâneo

Abstract: The present work aims to establish a possible reading of the concept "art as vehicle" in reference to the last works of Polish theatrical director Jerzy Grotowski through the analytical lens of a pedagogical theory, the historical-critical pedagogy. The thesis is supported by the understanding that "art as vehicle" constitutes a synthesis of Grotowski's ideas trajectory focused in actors creation and appropriation of their own artistics discourses in the creative process, being transformed. Because this transformation is an aspect related to human formation, the analytical categories of historical-critical pedagogy constitute a great contribution to understand performing arts as a knowledge process, at the same time that they provide new prospects for the work of one of the most important influencers of contemporary theater
Subject: Grotowski, Jerzy, 1933-1999
Filosofia
Pedagogia histórico-crítica
Educação
Performance
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COSTA, Leonardo Pereira da. A "arte como veículo" para a formação humana: considerações sobre o trabalho de Jerzy Grotowski à luz da pedagogia histórico-crítica. 2019. 1 recurso online (170 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334959. Acesso em: 13 set. 2019.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_LeonardoPereiraDa_D.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.