Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334916
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Um estudo sobre programação linear e aprendizagem baseada em problemas
Title Alternative: A study of linear programming and problem-based learning
Author: Freddi, Eliana, 1962-
Advisor: Lima, Rodrigo Silva, 1982-
Abstract: Resumo: Este trabalho traz uma proposta alternativa para ensino de Programação Linear, através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas. A Programação Linear é uma área da Pesquisa Operacional com inúmeras aplicações na solução de problemas de tomada de decisão, objetivando otimizar resultados. O ensino de Programação Linear pelo método de Aprendizagem Baseada em Problemas é bastante escasso na literatura. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Programação Linear visa desenvolver habilidades de comunicação, de aprimoramento das relações interpessoais, de desenvolvimento do pensamento crítico e de análise como também de pesquisa individual, requisitos essenciais para um bom desempenho profissional. De forma geral, em cursos de engenharia as habilidades citadas não são trabalhadas a contento, o que ocasiona uma lacuna entre a formação acadêmica e as exigências do mercado de trabalho. Como experimentação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino introdutório de Programação Linear, foram ministrados dois minicursos em instituições públicas de ensino superior em que problemas de Programação Linear foram propostos para modelagem e resolução gráfica. Por fim, foram propostos problemas como sugestões de atividades para serem aplicadas em cursos de Programação Linear a serem desenvolvidas com a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas

Abstract: This paper presents an alternative proposal for teaching Linear Programming, through the active methodology of Problem Based Learning. Linear Programming is an area of Operational Research with numerous applications in solving decision-making problems, aiming to optimize results. The teaching of Linear Programming by the Problem Based Learning method is quite scarce in the literature. The Problem Based Learning methodology in Linear Programming teaching aims to develop communication skills, enhancing interpersonal relationships, developing critical thinking and analysis as well as individual research, essential requirements for good professional performance. In general, in engineering courses the skills mentioned are not worked to the satisfaction, which causes a gap between academic background and the demands of the labor market. As an experimentation with the Problem Based Learning method in introductory Linear Programming teaching, two short courses were given in public higher education institutions in which Linear Programming problems were proposed for modeling and graphical resolution. Finally, problems were proposed as suggestions for activities to be applied in Linear Programming courses to be developed using the Problem Based Learning methodology
Subject: Programação linear
Aprendizagem baseada em problemas
Modelagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FREDDI, Eliana. Um estudo sobre programação linear e aprendizagem baseada em problemas. 2019. 1 recurso online (125 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Freddi_Eliana_M.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.