Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334888
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estudo da incorporação da Realidade aumentada na leitura de poema em duas turmas no ciclo inicial do Ensino Fundamental II
Title Alternative: Study of Augmented reality incorporation in the reading of a poem by two groups in the initial grades of Middle School
Author: Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1974-
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: A pesquisa descrita e discutida nesta dissertação busca compreender, no campo de estudos da linguagem, o uso da Realidade Aumentada (RA) incorporada à leitura de poemas por alunos do Ensino Fundamental II, recorrendo à criação de um material multimidiático elaborado exclusivamente para a investigação proposta. O objetivo principal da pesquisa é entender como as diversas mídias e linguagens presentes no material proposto constituem as leituras realizadas pelos alunos em contexto escolar. Dessa forma, apresento e discuto: (i) a construção de um modelo de material multimidiático que explora as potencialidades de sentido do poema escolhido, ou seja, A Bailarina, de Iêda Dias (1993); (ii) a identificação e a descrição dos percursos de exploração do material multimidiático feitos pelos alunos como nova interface de interação e de conjunto de mídias; (iii) a interpretação do poema antes e após o uso do material proposto; (iv) a interpretação do conjunto dos componentes do material multimidiático feita pelo alunos; (v) e as avaliações feitas pela professora de Língua Portuguesa e pelos alunos participantes. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo, envolvendo alunos no ciclo inicial do Ensino Fundamental II, de uma escola particular do município de Jundiaí, SP, aos quais foi proposta a leitura com RA do poema escolhido. Esta pesquisa está apoiada em estudos sobre: leitura literária e de poemas (cf. COMPAGNON, 2010; GEBARA, 2002; PAES J. P., 1998; ROUXEL et al.., 2013; SORRENTI, 2013); a RA na educação (cf. DUNLEAVY & DEDE, 2014; LIU e et al, 2017; BOWER et al., 2014); poemas digitais interativos no campo da ciberliteratura (cf. FLETCHER, 2017; LIN et al., 2012); novas mídias e ensino (cf. LEMKE, 2002; SIGNORINI, 2013) e metodologia de pesquisa no campo aplicado (cf. BOGDAN, BIKLEN, 1998; LANKSHEAR, KNOBEL, 2008; MERRIAM, 1998; YIN, 2009). A análise dos resultados aponta sobretudo para o interesse despertado nos alunos e para as potencialidades do uso da RA para a leitura de poemas no ensino fundamental

Abstract: This research aims to understand how Augmented Reality (AR) is used in the field of language studies when incorporated into poems read by students in the Middle School using an AR multimedia material exclusively designed for this investigation. Thus, I present and discuss the following items: (i) the construction of a multimedia material model that explores the potentialities of the meaning of the chosen poem, that is A Bailarina by Iêda Dias (1993); (ii) the identification and description of the students¿ exploration paths of the AR multimedia material as a new interface of interaction and media; (iii) the interpretation of the poem before and after the use of the suggested material; (iv) the students¿ interpretation of the set of components of the AR multimedia material; (v) and the assessments made by the Portuguese teacher, and also the participating students. A qualitative case study was carried out for that purpose, which included 6th and 7th graders in Middle School of a private school from Jundiaí city, São Paulo State, in Brazil. It was suggested they read the chosen poem using AR. This research is based on: studies of both literary, and poem reading (cf. COMPAGNON, 2010; GEBARA, 2002; PAES, J.P., 1998; ROUXEL et al., 2013; SORRENTI, 2013); the use of AR in education (cf. DUNLEAVY & DEDE, 2014, LIU et al., 2017, BOWER et al., 2014); interactive digital poems in the field of cyber-literature (cf. FLETCHER, 2017; LIN et al., 2012); new media and teaching (cf. LEMKE, 2002; SIGNORINI, 2013) and based on the methodology of research in the applied field (cf. BOGDAN, BIKLEN, 1998; LANKSHEAR, KNOBEL, 2008, MERRIAM, 1998; YIN, 2009). The analysis of the results mainly points to the interest aroused in the students and to the potentialities of the use of AR when reading poems in Middle School
Subject: Realidade aumentada
Poesia
Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitura (Ensino fundamental)
Método de estudo de casos
Pesquisa qualitativa
Estudantes do ensino fundamental - Estudo de casos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GUIMARÃES, Rita de Fátima Rodrigues. Estudo da incorporação da Realidade aumentada na leitura de poema em duas turmas no ciclo inicial do Ensino Fundamental II. 2019. 1 recurso online (161 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Guimaraes_RitaDeFatimaRodrigues_M.pdf43.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.