Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334843
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Produção e avaliação de pranchas com imagens para colorir no ensino de Biologia : Production and evaluation of plank coloring pages in the teaching of Biology
Title Alternative: Production and evaluation of plank coloring pages in the teaching of biology
Author: Kimura, Luciana Akemi, 1978-
Advisor: Miguel, Danilo Ciccone, 1984-
Abstract: Resumo: O Ensino de Biologia é comumente trabalhado com utilização de imagens, tanto de estruturas ou organismos microscópicos como macroscópicos. Ao considerarmos que o aprendizado significativo ocorre com a utilização de metodologias diversificadas, a produção de uma prancha para que o educando possa colorir é uma ferramenta interessante e com aplicabilidade viável. Relacionar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas com imagens a serem coloridas pelo educando o faz um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. No Ensino Fundamental a utilização de imagens e a tarefa de colorir é comum, também no Ensino Superior existem livros para que o aluno possa colorir e relacionar conhecimentos. Já no Ensino Médio, livros didáticos trazem uma riqueza de imagens, porém, para serem visualizadas. A confecção, aplicação e a avaliação da aplicação de uma prancha de Biologia para colorir vem completar um espaço valioso no processo de ensino-aprendizagem. Imagens com assuntos abordados no Ensino de Biologia foram desenhadas para que alunos dos três anos do Ensino Técnico Integrado ao Médio da Escola Técnica Amim Jundi, no município de Osvaldo Cruz ¿ SP, pudessem colori-las como forma suplementar de aprofundar determinados conceitos biológicos durante as aulas de Biologia. O uso da prancha como recurso didático foi avaliado por meio de um questionário específico aplicado aos estudantes participantes. A pintura de pranchas teve boa aceitação e avaliação pelos alunos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem por permitir participarem ativamente do processo de construção de conhecimento, enriquecendo o vocabulário científico de maneira diferenciada. Além disso, alunos com daltonismo também podem trabalhar com este tipo de atividade, levando-se em conta algumas simples adaptações

Abstract: The Teaching of Biology commonly uses images of both microscopic and macroscopic structures or organisms. When we consider that meaningful learning occurs through the use of diversified methodologies, the production of a plank-coloring page for the student is an interesting tool with viable applicability. By linking the knowledge acquired in theoretical classes with images to be colored by the students, it is possible to make them active subjects in the process of teaching/learning. In Primary Education, the use of images and the task of coloring is common and in Higher Education a few books concerning this type of activity can be found. In terms of High School level, didactic books bring a wealth of images, but to be visualized. The preparation, application and application evaluation of biology plank-coloring page fulfill a valuable space in the teaching/learning process. Images with subjects covered in Biology Teaching have been designed so that students of the three years of Integrated Technical Education at Amim Jundi Technical School, in the municipality of Osvaldo Cruz - SP, were able to color them as a supplementary way to deepen certain biological concepts during the Biology classes. The use of the coloring images as a didactic resource has been evaluated through a specific questionnaire applied to the participants. The painting of planks was well accepted and evaluated by students, assisting in the teaching/learning process by allowing them to participate actively in the process of knowledge construction, enriching the scientific vocabulary in a differentiated way. In addition, students with colorblindness can also work with this type of activity, taking into account some simple adaptations
Subject: Biologia - Estudo e ensino
Livros para colorir
Imagens
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: KIMURA, Luciana Akemi. Produção e avaliação de pranchas com imagens para colorir no ensino de Biologia: Production and evaluation of plank coloring pages in the teaching of Biology. 2019. 1 recurso online (74 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Kimura_LucianaAkemi_M.pdf8.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.