Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334809
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O ENEM, indicadores formativos e ensino de física
Title Alternative: The ENEM, formative indicators and physcis teaching
Author: Marcom, Guilherme Stecca, 1990-
Advisor: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Abstract: Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) detém grande importância no cenário educacional em nosso país, principalmente a partir do uso do exame como instrumento para a seleção de candidatos à cursos de nível superior das universidades federais. Esse trabalho tem como objetivo utilizar os dados do ENEM para redefinir o seu papel de processo seletivo, tornando-se uma avaliação também preocupada com a aprendizagem dos conteúdos trabalhados na escola. Tendo em vista esses objetivos passamos a desenvolver indicadores educacionais, sociais e econômico a partir dos microdados do ENEM. Analisamos os dados dos candidatos que se declararam concluintes do Ensino Médio, nos anos de 2009 a 2017 egressos das escolas públicas. Os resultados para os distintos indicadores foram analisados sobre diferentes referenciais teóricos tanto da área de Ensino de Física, como também da área da Sociologia da Educação. Nossos resultados sugerem que as diferenças de desempenho nos itens de Física estão correlacionadas com as condições socioeconômicas e com o sexo dos candidatos. No que se refere às diferenças de desempenho em função das condições socioeconômicas observamos uma diferença média ao longo dos anos de 0,30 desvios padrão na escala de Cohen (1988) considerado uma separação entre os grupos pequena, porem semelhante há outros trabalhos da área. As diferenças médias de desempenho em função do sexo dos candidatos se mostraram na ordem de 0,27 desvios padrão na escala de Cohen, sendo considerado uma distância pequena entre os grupos porem significativa. Já com relação ao desempenho observamos que aproximadamente 70% dos itens de Física são considerados difíceis para os candidatos. No que se refere à qualificação dos erros cometidos identificamos erros de ordem conceitual e de ordem matemática. Deste modo, buscamos redefinir o papel do ENEM no cenário educacional o aproximando ainda mais das relações em sala de aula como mais uma avaliação formativa para o Ensino Médio

Abstract: The National High School Examination (ENEM) holds great importance in the educational scenario in our country, mainly from the use of the exam as an instrument for the selection of candidates for higher level courses at federal universities. This work aims to use the ENEM data to redefine its role of selective process, becoming an evaluation also concerned with the learning of content worked in the school. In view of these objectives, we began to develop educational, social and economic indicators from the ENEM microdata. We analyzed the data of the candidates who declared themselves graduating from High School, in the years 2009 to 2017 graduated from public schools. The results for the different indicators were analyzed on different theoretical references both in the area of Physics Teaching and in the area of Sociology of Education. Our results suggest that the differences in performance in physics items are correlated with the socioeconomic conditions and the gender of the candidates. Regarding the differences in performance due to socioeconomic conditions, we observed a mean difference over the years of 0.30 standard deviations in the Cohen scale (1988) considered a separation between the small groups, but similar there are other works of the area. The mean differences in performance according to the sex of the candidates were on the order of 0.27 standard deviations on the Cohen scale, and a small distance between the groups was considered significant. Regarding performance, we observed that approximately 70% of physics items are considered difficult for candidates. About the qualification of the errors made, we identify errors of a conceptual and mathematical order. In this way, we seek to redefine the role of the ENEM in the educational scenario, bringing it closer to classroom relations as a further formative evaluation for High School
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Indicadores formativos
Física - Estudo e ensino
Avaliação formativa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MARCOM, Guilherme Stecca. O ENEM, indicadores formativos e ensino de física. 2019. 1 recurso online (130 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcom_GuilhermeStecca_D.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.