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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Ciências da terra no ensino técnico/profissional no Brasil e em Portugal : um estudo sobre currículo e conteúdos
Title Alternative: Earth sciences in technical/professional education in Brazil and Portugal : a study on curricula and content
Author: Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
Advisor: Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Abstract: Resumo: As relações do ser humano com o meio ambiente introduzem graves impasses sócio-ambientais, e consequentemente levantam polêmicas relacionadas ao desenvolvimento econômico-social das diferentes populações mundiais. A Educação é imprescindível para equacionar minimamente a relação da humanidade com o planeta, e para tanto são necessários investimentos, recursos, técnicos e cientistas habilitados para lidar com os problemas e procurar soluções. Pela educação por competências, o trinômio conhecimento-capacidade-habilidade passou a ser a base da qualificação e formação da mão-de-obra dotada de senso crítico e capaz de compreender, opinar e equacionar questões pertinentes ao desenvolvimento do mundo contemporâneo. A visão holística do Sistema Terra oferece um relevante contributo no processo de ensino e aprendizagem aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) que optam pelos cursos da área de recursos naturais. Assim, as Geociências acham-se na base de grande parte dos desafios e iniciativas na educação de qualidade para o atual milênio. O objetivo desta pesquisa é de analisar e refletir sobre os conteúdos geocientíficos na integração curricular dos cursos ETIM, relacionados com a área dos recursos naturais, presentes nos currículos oficiais das escolas públicas do Brasil e de Portugal. O trabalho consistiu em realizar um levantamento dos currículos oficiais de ETIM, no Brasil e no ensino secundário profissional em Portugal e, a partir dos dados coletados, avaliar abordagens dos conteúdos geocientíficos nesses currículos e nas práticas docentes. A metodologia envolveu revisão de literatura e aplicação de questionários, na forma de pesquisa mista, que permitiram abordar aspectos tanto quantitativos como qualitativos, que oferecem informações e dados relevantes. Através de questionários enviados às escolas selecionadas, obteve-se amostra de 93 docentes participativos no Brasil, e 82 docentes em Portugal. A pesquisa permitiu encontrar pontos comuns e disparidades entre as políticas públicas, bem como identificar pormenores da avaliação de seus currículos pelos docentes, ou seja, aqueles que estão diretamente mergulhados no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados constituem relevante contribuição para repensar a formação do profissional técnico e a sua incorporação no mercado de trabalho. A análise quantitativa dos dados acentua algumas desigualdades quanto aos aspectos documentais apresentados e, principalmente, em relação ao perfil dos docentes que lecionam nos dois sistemas de ensino. A análise qualitativa aponta que a integração pedagógica entre conhecimento científico e conhecimento técnico se faz necessária em ambos os casos, apesar das amplas diferenças no modo pelo qual Brasil e Portugal tratam o ensino profissional. Os docentes reconhecem e apontam a necessidade de se aprofundar o ensino de Geociências na educação profissional, a fim de se garantir ao mercado de trabalho profissionais mais bem preparados para enfrentar as diversas situações-problemas que certamente surgirão em cada uma das profissões analisadas

Abstract: The relationship between the human being and the environment introduces serious socio-environmental impasses, and consequently raise controversies related to the socio-economic development of different populations worldwide. Education is imperative to equate minimally the relation of humanity to the planet, and for that we need investments, resources, technicians and scientists qualified to deal with problems and seek solutions. By competency education, the trinomial knowledge-ability-skill has become the basis of qualification and training of the workforce endowed with a critical sense and capable of understanding, opining and equating issues pertinent to the development of the contemporary world. The holistic vision of the Earth System offers a relevant contribution in the teaching and learning process to the students of the Integrated Technical Education to the Medium (ETIM) who opt for courses in the area of natural resources. Thus, Geosciences are the basis of much of the challenges and initiatives in quality education for the current millennium. The objective of this research is to analyze and reflect on the geoscientific contents in the curricular integration of the ETIM courses related to the area of natural resources present in the official curricula of public schools in Brazil and Portugal. The work consisted of a survey of the official curricula of ETIM in Brazil and in professional secondary education in Portugal and, based on the data collected, evaluate approaches of geoscientific contents in these curricula and in teaching practices. The methodology involved a review of the literature and the application of questionnaires, in the form of mixed research, which allowed us to address both quantitative and qualitative aspects, which offer relevant information and data. Through questionnaires sent to the selected schools, a sample of 93 participating teachers in Brazil and 82 teachers in Portugal were obtained. The research allowed to find common points and disparities between the public policies, as well as to identify details of the evaluation of its curricula by the teachers, that is, those that are directly immersed in the process of teaching and learning. The results are a relevant contribution to rethink the training of the technical professional and their incorporation into the labor market. The quantitative analysis of the data accentuates some inequalities regarding the documentary aspects presented and, mainly, in relation to the profile of the teachers who teach in the two systems of education. The qualitative analysis points out that pedagogical integration between scientific knowledge and technical knowledge is necessary in both cases, despite the wide differences in the way in which Brazil and Portugal treat vocational education. Teachers recognize and point out the need to deepen the teaching of Geosciences in vocational education in order to guarantee the labor market professionals better prepared to face the various situations-problems that will certainly arise in each of the professions analyzed
Subject: Currículos
Ensino tecnico - Brasil
Ensino tecnico - Portugal
Ensino profissional - Estudo e ensino
Geociencias - Estudos e ensino - Currículos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. Ciências da terra no ensino técnico/profissional no Brasil e em Portugal: um estudo sobre currículo e conteúdos. 2019. 1 recurso online (169 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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